Centenário de Taboão vence a Covid-19 e deixa mensagem para a população

Após 18 dias de internação, Sr. Justiniano Modesto de 100 anos se recuperou da infecção do novo coronavírus e faz apelo para todos tomarem muito cuidado

 

Em meio a tantas notícias tristes, perdas e luto, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde, traz uma história de superação, esperança e fé. O centenário Sr. Justiniano Modesto do Nascimento, morador do Jardim Maria Luiza, comemorou no último dia 26/03, a vitória contra a Covid-19.

A pandemia da Covid-19 para a família do Sr. Justiniano foi mais do que números e estatísticas. A primeira a ser infectada foi a filha, Maria Celia de Souza Cardel, de 62 anos. Ela chegou a ser internada em outro município e também conseguiu vencer o vírus.

Já a esposa do Sr. Justiniano, Adelina de Souza Cardel, que era acamada chegou a ser socorrida pelo SAMU no dia 12/03, mas infelizmente faleceu na UPA às 17h30, aos 89 anos. A família conta que o mais doloroso foi fazer o sepultamento sem a presença da filha e do Sr. Justiniano.

A luta do Sr. Justiniano contra a Covid-19 foi de 18 dias. Ele não precisou ser intubado, ficou em observação por causa da idade e da saturação. Quando soube do falecimento de sua esposa ficou mais debilitado.

Com um histórico de boa alimentação e sem problemas de saúde, Sr. Justiniano tinha tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nestes dias de internação, conta que viu muitos jovens chegando em estado grave. “Todos os dias presenciei a morte de pessoas que lutavam para respirar. Por isso, as pessoas que ainda não entenderam essa doença, precisam se cuidar”, desabafa.

No próximo dia 25/04, Sr. Justiniano completa 101 anos, com o maior presente: a vida! A neta Karina de Souza Cardeal Nunes Ferreira foi buscar o avô Sr. Justino no dia da alta hospitalar e descreve a emoção. “No dia 26/03 eu recebi uma das melhores notícias da minha vida, que meu avô estava de alta! Nunca vou esquecer o rosto dele ao me ver. Aproveito também para agradecer todos os funcionários que tiveram muito cuidado minha avó e com meu avô, eles tiveram um ótimo atendimento e nos deram muito apoio após a partida da minha avó. Gratidão pelo serviço que foi prestado”, agradece a neta do Sr. Justiniano.

 

*por: Renata Gomes PMTS // *foto: arquivo da família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *