São Lourenço da Serra inicia Campanha Contra a Tuberculose

A prefeitura de São Lourenço da Serra iniciou uma campanha para identificar de forma rápida casos de tuberculose na cidade. A ação será realizada durante todo o ano. O objetivo é fornecer exames para toda a população dentro das 3 unidades de PSF, para que dessa forma haja um tratamento adequado.

Segundo o prefeito Felipe, “para diminuir os efeitos da pandemia da covid-19, é necessário organizar a oferta de diagnóstico e tratamentos, se atentando aos sintomas, especialmente a tosse. Além disso, é preciso garantir as estratégias de suporte social para que as pessoas tenham possibilidade de finalizar o tratamento”.

 

A doença

 

O mês nacional contra a tuberculose ocorreu em março devido a data mundial que é comemorada no dia 24. O descobrimento do bacilo causador da doença foi feito por Robert Koch em 1882. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o 18º país com mais casos de tuberculose em todo o mundo.

Caracterizada como uma doença bacteriana transmitida pelo ar, atinge pulmões, gânglios linfáticos, ossos e rins. O aumento de casos vem crescendo de maneira agressiva ao longo dos anos.

Se você está com tosse há mais de três semanas, procure imediatamente o PSF mais próximo de sua residência.

 

Serviço:

 

Para mais informações, entre em contato:

PSF Unidade Paiol do Meio: 4686-1090

PSF Unidade Despézio: 4686-2103

PSF Unidade Centro: 4686-4199

 

*por: Eliane Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *