Luta contra PEC 32 fortalece Mobilização em Defesa do Serviço Público

Coluna do Servidor – Não há sociedade forte com funcionalismo público fraco

 

 

O Dia Nacional em Defesa do Serviço Público foi marcado pela luta contra a Proposta de Emenda Constitucional 32, a PEC da reforma administrativa, e os ataques desferidos pelos governos aos direitos dos servidores públicos. O Sindicato dos servidores Públicos do Estado de S. Paulo (Sispesp) fortaleceu a mobilização, organizada pelo Movimento Basta!

Plenária Virtual foi a atividade central da manifestação. A live reuniu líderes sindicais de todos os segmentos do funcionalismo e diversos parlamentares. Todos manifestaram apoio e disposição de luta contra os desmandos do governo Bolsonaro e a tentativa de desmontar o setor público.

O senador Paim destacou que com o teto de gastos e a aprovação das PECs, os servidores não terão valorização nenhuma, com salários congelados, sem concursos, o déficit de pessoal só aumentará. “A população será a mais prejudicada. Por tudo isso, eu insisto a reforma administrativa não pode passar. A mobilização tem que ser permanente. E eu estarei sempre com vocês fazendo o bom combate”, afirmou o senador Paim.

Para a deputada Sâmia, o governo se aproveita de um momento dramático para impor retrocessos. “O governo federal se aproveita do momento dramático para aprovar medidas como a PEC 186, que é uma tragédia para o país e atinge justamente aqueles mais precisa dos serviços públicos”.

A deputada ressalta que há uma lógica de criminalizar os servidores para disfarçar a incompetência do poder públicos. “É neste momento que eles anunciam a reforma administrativa sem debates. Mas vamos batalhar pela criação de uma Comissão Especial para aprofundar o debate com a participação de representantes dos servidores”, garante a parlamentar.

Secretário-geral da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e presidente do Sispesp, Lineu Mazano, lamentou a falta de sensibilidade do governo que não se comove com as quase 3 mil mortes diárias. Representando a CSPB, Mazano  destacou a importância da criação de um canal que amplie a comunicação fazendo com que as denuncias cheguem à sociedade.

“Vivenciamos um momento de calamidade nunca visto e temos que enfrentar esse governo que se aproveita de uma pandemia para atacar o setor público, responsável por manter esse país em pé. Temos que reverter essa situação e denunciar a PEC 32 e tantas outras perversidades iniciadas com a aprovação da Emenda 95, que impôs o teto de gastos e deve ser revogada”, defendeu Mazano.

Assista à live na íntegra no site sispesp.org.br

 

*por: Cinthia Ribas (Assessora de Imprensa e Comunicação do Sispesp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *