Câmara Municipal de Taboão da Serra debate pandemia do coronavírus durante audiência pública

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra debateu nesta quinta-feira, dia 25/03, durante audiência pública, a situação da pandemia do coronavírus no município. Durante o encontro virtual, também foi realizada a prestação de contas da receita municipal de saúde pública relativos ao 3º quadrimestre de 2020, por parte da Secretaria de Saúde.

A audiência foi presidida pela vereadora Érica Franquini, presidente da Comissão Permanente de Saúde Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra. “Foi uma das audiências mais importantes que tivemos, pudemos debater a situação da pandemia no nosso município, além de cobrarmos da SPDM explicações sobre o atendimento nas unidades de emergência”, afirmou a parlamentar.

Além dos vereadores, participaram da audiência virtual o atual secretário de saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa e o médico da SPDM, Dr. Bráulio Araujo, responsável pela gestão das unidades de emergência do município, entre elas a UPA, que é responsável pela maioria dos atendimentos de Covid-19 na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Carlinhos do Leme, solicitou a SPDM esclarecimentos sobre o aumento do número de mortes em Taboão da Serra. “O município vem sofrendo demais com o alarmante aumento de óbitos. Foi solicitado junto ao CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), leitos para transferência de pacientes com casos de Covid-19 e não veio nenhuma. Isso é um absurdo e não podemos permitir que isso aconteça na nossa cidade”, ressaltou.

A vereadora Érica Franquini questionou o representante da SPDM sobre o estoque de oxigênio nas unidades de pronto atendimento. Segundo Dr. Bráulio Araujo, a situação momentânea é tranquila, uma vez que as unidades possuem grandes tanques e reservas, mas ponderou que o reabastecimento depende do fornecedor, que até o momento vem cumprindo o contrato e entregando o oxigênio sempre que o reservatório fica com 45% de sua capacidade.

A Audiência Pública é um dispositivo legal e obrigatório da Lei de Responsabilidade Fiscal e acontece de quatro em quatro meses. “Essa audiência nos deu um panorama da atual situação financeira da gestão de saúde que vem sendo realizada em Taboão da Serra por parte do executivo e pela SPDM (Sociedade Paulista de Medicina) que administra o Pronto Socorro e Maternidade do Antena, o Pronto Socorro Infantil e a UPA Dr. Akira Tada”, explicou a vereadora Erica Franquini.

Participaram da audiência os vereadores Celso Gallo, Marcos Paulo, Alex Bodinho, Enfermeiro Rodney, Joice Silva, Anderson Nobrega, o presidente da Câmara, Carlinhos do Leme, o secretário de Saúde de Taboão da Serra, Dr. José Alberto Tarifa, a secretária Adjunta de Saúde, Thamires May, o diretor da SPDM (Sociedade Paulista de Medicina), Dr. Braulio Araujo e o presidente do Conselho de Saúde de Taboão, Ledivan Lopes Seabra.

Respeitando todos os critérios de distanciamento no combate ao COVID-19 a sessão foi transmitida via Youtube e pode ser acessada a qualquer momento pelos moradores no link:  https://www.youtube.com/channel/UCAFmU9INqUs3CD420E2nhug

 

Assessoria de Imprensa da CMTS // *fotos: Ricardo Vaz / Divulgação / Imprensa CMTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *