Pandemia acentua desigualdade entre mulheres e homens

Mulheres devem ocupar espaços de poder para combater desigualdades

A pandemia reforçou a distância entre mulheres e homens no mercado de trabalho, aponta levantamento do Dieese, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março.

De acordo com o estudo, elas seguem ganhando menos, mesmo quando ocupavam cargos de gerência ou direção, ou tendo a mesma escolaridade. O material compara dados dos terceiros trimestres de 2019 e de 2020 dividido em regiões.

Dados revelam que parcela expressiva de mulheres perdeu sua ocupação no período da pandemia e muitas nem buscaram uma nova inserção. Entre o 3º trimestre de 2019 e 2020, o contingente de mulheres fora da força de trabalho aumentou 8,6 milhões, a ocupação feminina diminuiu 5,7 milhões e mais 504 mil mulheres passaram a ser desempregadas, segundo os dados da PNADC.

Já o contingente de trabalhadoras informais, exceto das do emprego doméstico, passou de 13,5 milhões para 10,5 milhões, indicando outro grupo expressivo que perdeu o trabalho e a renda.

Além disso, a análise também reúne as diferenças salariais entre homens e mulheres, ainda presentes na sociedade. No Brasil, a diferença salarial entre homens e mulheres é de, em média, R$ 503,00. Já no Rio Grande do Sul, essa diferença atinge a marca de R$931,00.

Para Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de S. Paulo (Sispesp)  e secretária estadual de Assuntos da Mulher da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST-SP), a pandemia agravou um quadro denunciado há décadas, seja pela desigualdade salarial, condições de trabalho ou desemprego. “Até na hora da demissão, as mulheres sempre são as mais prejudicadas. Por isso, temos que fortalecer a participação feminina, ser protagonistas no sindicalismo, na política e em todas as esferas de poder. Temos que lutar para ocupar esses espaços”, afirmou.

Acesse o site sispesp.org.br e saiba mais.

 

*por: Cinthia Ribas (Assessora de Imprensa e Comunicação do Sispesp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *