Atuação da Secretaria de Cultura recupera patrimônio histórico em Itapecerica da Serra

20 anos depois de sua criação, bonecos gigantes que contaram a história do município foram encontrados pela Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra. O órgão já trabalha em projeto de restauração para apresentar à população e uma exposição das obras está prevista para ainda este ano.
A Secretaria de Cultura repudia, veementemente, o modo com que um material cultural da memória do município foi deixado à degradação por falta de cuidado, respeito e proteção.
“Os bonecos, assim como o projeto Barracões Culturais da Cidadania, estão na memória cultural afetiva da nossa cidade; encontrá-los, quase 20 anos depois, foi uma grande emoção para nossa equipe que está mobilizada em recuperá-los (o trabalho de restauração já está sendo iniciado) e apresentá-los novamente à população em uma grande exposição, prevista para 2021”, comunicou a Secretaria.

Os bonecos: sua história e o achado

Durante os trabalhos diários de limpeza do Parque do Povo, a equipe da Secretaria de Cultura encontrou, em um antigo vestiário subterrâneo, em péssimas condições, uma verdadeira relíquia da memória cultural afetiva da nossa cidade. Segundo informações, os bonecos estão “amontoados” neste espaço desde 2015.
Os bonecos foram criados para as festividades de aniversário do município, em maio de 2001 e a ideia foi apresentada pelo artista Sandro Roberto para o Secretário de Cultura da época, Sebastião Soares (o Tião).
Quinze bonecos gigantes representando personagens da cidade, em uma clara alusão aos bonecos gigantes de Olinda, contaram nossa História na Avenida XV de Novembro. Entre eles, podemos destacar o Padre Belchior de Pontes, indígenas, negros de Angola, assim como imigrantes alemães, japoneses e árabes.
Em uma intensa pesquisa com o Departamento de Patrimônio Histórico, o artista concretizou seu plano de levar às ruas de Itapecerica da Serra, as personagens mais importantes para a fundação da cidade, também representando pessoas da contemporaneidade, como a parteira da cidade Dona Zoraide Eva das Dores, o prefeito da época – Lacir Baldusco, o ex-prefeito Antonio Baldusco, dentre outros, promovendo a transmissão de conhecimento por meio da arte popular de bonecos.
O Projeto Barracões Culturais da Cidadania ainda promoveu, no mesmo ano, uma exposição em que as fotografias, biografias e todos os materiais que serviram de pesquisa para o processo de execução desse projeto estiveram disponíveis à visitação da população no Espaço Cultural do Parque Paraíso.
As peças foram para rua em 8 de maio de 2001, em um desfile memorável (vide recorte jornalístico da época na Galeria de Fotos no site) na festividade do aniversário da cidade.
*fonte: PMIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *