Editorial: Taboão da Serra em busca de harmonia entre o Executivo e o Legislativo?

Taboão da Serra em busca de harmonia entre o Executivo e o Legislativo?

Taboão da Serra vive um novo momento na sua história político-administrativa o novo prefeito representa o poder executivo novos vereadores que representam o poder legislativo. Porque começamos o editorial assim?
As forças políticas da Câmara Municipal acabam se dividindo entre situação e oposição atual. Mesma linha atualmente a câmara possui, ou aparenta possuir, G5, composto por cinco vereadores da base governista e, o G8, composto por vereadores de oposição… melhor seriam se fosse vereadores independentes. Alto a linha afinal, os poderes executivo e legislativo são poderes independentes mas devem trabalhar harmonicamente.
Quando se tem uma Câmara Municipal com grupo independente, como o agora G8, duas coisas podem acontecer uma positiva e outro negativa. Vamos começar pela positiva, um grupo independente, sem indicados para os cargos na Prefeitura, tem autonomia para realmente exercer o seu trabalho de fiscalização, sem ficar presos a interesses do Executivo. Como assim?
O vereador que tem como compromisso com prefeito os seus interesses indefesa e livre nomeados, fica incapaz e promover um trabalho legislativo independente. Pois, qualquer atitude que ele venha promover que desagrade ao prefeito, esse Vereador pode ser penalizado com a demissão dos seus livre nomeados. Assim, fica difícil ele dizer não a qualquer que seja o projeto do executivo.
O vereador independente fica isento de paixões ou de submissão, pois dessa maneira ele pode fiscalizar os convênios, ele pode ficar analisar as obras, ele pode fiscalizar os serviços municipais prestados ou não, pela prefeitura aos seus munícipes e, de forma isenta, de forma responsável. Não que os vereadores não sejam responsáveis, mas, se você não tem ninguém preso na sua confiança dentro de Administração não fica presos a cargos e salários, fica muito mais fácil você exercer a sua atividade legislativa. Um outro lado, infelizmente, nessa história, é quando o vereador independente resolve fazer oposição sistemática travando os trabalhos do prefeito colocando seus interesses pessoais acima dos da população.
Para evitar isso e manter-se independente e fortalecer a harmonia, é necessário que a relação entre o Executivo e o Legislativo seja baseada no respeito e no diálogo.
Para uma boa Administração Municipal, vale lembrar que tudo que é feito, tem seu efeito para vereadores e o prefeito.

Mario Aparecido de Souza
Jornalista e editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *