São Lourenço da Serra poderá ter eleição para prefeito e vice em 7 de março

A eleição para prefeito segue sub judice em São Lourenço da Serra. Fernandão (PSDB) foi o candidato que recebeu mais votos, mas aguarda decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação se será ou não o prefeito para os próximos quatro anos. A posse estava programada para o dia 01/01/2021.
Fernando Antônio Seme Amed, o Fernandão, teve a sua candidatura indeferida. No entanto, ele deu continuidade à campanha eleitoral e foi vencedor nas urnas, com 42% dos votos.
Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida manter indeferido o registro de candidatura, a votação terá de ser refeita na cidade.
Já os nove vereadores do município eleitos em novembro do ano passado tomaram posse, sendo eleito como presidente da Câmara Felipe Seme Amed, irmão do prefeito eleito e não empossado.

Nova eleição?

Caso a justiça mantenha a sentença contra Fernandão, São Lourenço da Serra terá nova eleição para prefeito e vice-prefeito no próximo dia 07/03. O pleito ordinário, realizado em novembro passado, acabou com a vitória de Fernandão (PSDB), que teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
A eleição suplementar é regulamentada pela Resolução 520/2020 do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), do último mês de dezembro, que determina o prazo de convenções partidárias entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, o de registro de candidaturas até 5 de fevereiro e o de propaganda eleitoral a partir do dia 6. A diplomação dos eleitos deve ocorrer até 9 de abril.
Os vereadores de São Lourenço da Serra vão representar 15.978 habitantes. A cidade tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 206.751.967,00 e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,728, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010.
O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Governo interino

De acordo com a Legislação, quem assumiu o cargo de prefeito municipal, foi o presidente da Câmara Felipe Seme Amed.
Em entrevista exclusiva á Folha do Pirajuçara, Felipe disse estar ainda, tomando conta da situação administrativa e financeira da cidade.
“Nesses primeiros quinze dias, já tivemos que pagar dívidas de renegociação da Administração passada com o INSS, Folha de pagamento e outras despesas legais” disse ele.
Sobre a educação, o prefeito em exercício declarou que as aulas deverão voltar em março. “Estamos avaliando a questão do Plano São Paulo de combate ao COVID e, não podemos colocar em risco a Saúde de nossos alunos e seus familiares. Se nos mantivermos na fase laranja, se a vacinação estiver atingindo seus objetivos, as aulas deverão voltar em março, obedecendo os protocolos de Saúde necessários”, disse Felipe.
Outra medida em ação na prefeitura de São Lourenço da Serra, é a realização de uma auditoria. “Essa auditoria não tem como objetivo qualquer espirito de denuncismo, mas precisamos saber a real situação financeira, administrativa e operacional com que encontramos a cidade”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *