Ney e Aprígio são eleitos presidente e vice do Conisud, de 8 municípios com 1,2 milhão de habitantes

O prefeito Ney Santos (Republicanos) foi eleito nesta segunda-feira (18) presidente do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) para o biênio 2021-2022. Ele representará quase 1,2 milhão de habitantes das oito cidades que compõem a associação civil local – além de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.

Os oito prefeitos da macrorregião sudoeste da Grande São Paulo participaram da reunião – Aprígio (Podemos), de Taboão, Francisco Nakano (PL), de Itapecerica, José Antônio (MDB), de Embu-Guaçu, Ayres Scorsatto (PL), de Juquitiba, Felipe Seme, em exercício (PSDB), de São Lourenço, Rogério Franco (PSD), de Cotia, e Josué Ramos (PL), de Vargem Grande, além de Ney, que foi eleito por unanimidade. Aprígio foi escolhido vice-presidente do Conisud.

A nova presidência tem como proposta, segundo a assessoria, fortalecer o Conisud nas lutas regionais junto aos governos estadual e federal. “A unidade pelo fortalecimento do consórcio e decisões colegiadas, alem do apoio aos projetos regionais em curso”, resumiu a secretária-executiva Brígida Sacramento, que continua no posto. A região tem 90% do território inserido em Área de Proteção de Mananciais. O consórcio é sediado em Itapecerica.

O Conisud foi criado em 2001. A associação ganhou relevância e força em 2005 com a aprovação da lei federal nº 11.107, que reconhece os “consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum”. No ano passado, o Conisud fez importante interlocução com o governo do Estado na discussão da fase de restrição para a região na pandemia. Antes da covid-19, reivindicava também ao Estado alça de acesso no Rodoanel a Itapecerica.

 

*por: Rômulo Ferreira / Verbo Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *