Dr. Nakano decreta fechamento de comércio não essencial e mantem estado de emergência em Itapecerica

O prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano decretou neste sábado, 16/01, o fechamento total ou parcial do comércio não essencial, proibiu eventos com público maior que 15 pessoas, determinou a suspensão do atendimento presencial nos órgãos municipais, exceto nos serviços essenciais, estabeleceu rodízio de 50% entre os servidores da prefeitura e adotou ações rígidas.

Todas as medidas visam conter o avanço do Covid-19 na cidade. No mesmo decreto, publicado na edição 492 do Diário Oficial, o prefeito Nakano manteve o estado de calamidade pública decretado por conta da pandemia.

As determinações contidas no decreto não tem prazo estabelecido.

O decreto autoriza que permaneçam abertas as farmácias, supermercados, hortifruti, lojas que vendem produtos para animais, distribuidoras de gás, salões de cabelereiros, lojas de cosméticos, perfumarias e casas lotéricas. Todas devem adotar rígidos protocolos sanitários.

Na sexta-feira, 15, Itapecerica foi classificada pelo governo do estado como estando na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva. A medida foi justificada pela ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus estar acima de 80%.

Segundo o decreto do prefeito Nakano os restaurantes e lanchonetes com sistema delivery, sem consumo no local podem funcionar nesta fase. As padarias também ficam abertas, mas estão proibidas de servir lanches e refeições para consumo no balcão.

O decreto estabelece que as lojas e comércios sem autorização de funcionar podem realizar vendas remotas pela internet ou telefone com entregas feitas no sistema delivery.

No caso de descumprimento das medidas contidas no decreto, ou se houver aglomerações os estabelecimentos estarão passíveis de receber multas e até perder o alvará de funcionamento.

 

*fonte: Jornal na Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *