Prefeito eleito de Itapecerica, Dr. Nakano, fala sobre suas expectativas como gestor

Em entrevista exclusiva, à Folha do Pirajuçara, o prefeito eleito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, responde a alguns questionamentos sobre o que pretende fazer e o que poderá encontrar de dificuldades para a Administração da cidade.

 

Como você acha que vai estar a Prefeitura no momento em que assumir o comando da cidade?

Acho que vou assumir uma prefeitura, não quebrada, mais uma prefeitura desorganizada. Apesar da diferença de votação e da negativa do atual prefeito á reeleição, vai deixar as contas em ordem. Ele não vai deixar uma pendência negativa, pode até não deixar dinheiro no caixa, mais contas a pagar no futuro se tiver, ele vai deixar dinheiro no caixa para poder pagar isso ai, quanto á isso ele é um bom gestor.

 

Dentro dessa estrutura municipal, a gente sabe que a classe mais insatisfeita é a do funcionalismo público. Como você pretende tratar essa questão em Itapecerica da Serra?

Uma das nossas preocupações é fazer uma reestruturação da Prefeitura, pois não sabemos como está. O que vamos pedir ao funcionalismo, é para ter um pouco de paciência, pois teremos que compensar a perda salarial ou um plano de carreira para todo mundo. A gente entende que em breve será cortado as gratificações por ordem jurídica. Precisamos reestruturar a Prefeitura, para assim reestruturar o funcionalismo com o plano de carreira.

 

Na questão da Educação. Esse ano foi um ano totalmente atípico, onde a COVID 19, praticamente inviabilizou o ano letivo. Existe algum projeto para se resgatar esse tempo perdido na área da Educação?

Realmente pegou o mundo inteiro de surpresas e não foi determinado para o ano que vem o que seria feito, assim como os diretores, pais e professores, estamos sem saber o que fazer. Eu entendendo que a volta ás aulas tem que ser gradual, nem que seja por revezamento das crianças, mais dependerá do nível da pandemia aqui na nossa região. Porque estão dizendo que os números estão aumentando, e isso realmente não é interessante voltar com a presença física nas escolas. Entendemos também que não está sendo bom para as crianças o fato de não estar na escola, os professores também estão acostumados com o contato das crianças, ficando com o psicológico afetados. É uma pena, porque muitas crianças não sabem se vão passar de ano, fazer o mesmo ano. Ainda não foi determinado nada por essa atual gestão.

 

Dentro do campo da COVID 19 ainda, como deverá ser o comportamento da Saúde na questão do combate ao COVID na cidade, tendo em vista as comprovações que a doença está aumentando o número de infectados?

Tem que fazer uma conscientização da população para evitar as ruas. Primeiramente indo ás ruas somente fazer o necessário, ficar passeando não dá. Tomar todas as medidas necessárias, para que a gente evite um bloqueio total da cidade. Porque por mais que estejamos concentrados aqui no Centro da cidade, muitas pessoas vão para outros lugares, municípios e a gente não sabe como está a contaminação de lá. Pois muitas pessoas são assintomáticas. Muitas pessoas já não usa mais mascaras, álcool gel e precisa tomar todos os cuidados.

 

Na questão da Saúde, o COVID acaba afetando e muito a geração de Emprego e Renda, como você pretende trabalhar essa área? Existe algum projeto para qualificação profissional a distância, algo nesse aspecto, nesse sentido?

Eu entendo que a verba que veio tanto Federal quanto Estadual, se eu não me engano para Itapecerica veio R$ 21 milhões e nós não sabemos em que ele foi aplicado. Foi feito tendas, fizeram algumas reformas no Pronto Socorro, mais não houve em si uma resposta da população, ao retorno da municipalidade com relação a população, o que sabemos é que foi muito bem organizado, tem gente que vivia bem, parou de trabalhar e que está passando fome, apesar de ter um padrão de vida média, eles eram autônomos e pararam de trabalhar e quebrou muito as famílias e tem gente passando fome, gente com casas enormes e não conseguiram mais trabalhar, não são somente pessoas de baixa renda, são de média e alta também, muita gente está sentindo essa dificuldade. Eu estou achando que em janeiro e fevereiro vai ter na região, um aumento expressivo da COVID, então vamos começar a trabalhar as pessoas para evitarem as ruas, ir aos comércios somente se necessário, para que não tenhamos um impacto muito grande e não precisar tomar medidas mais drásticas, como fechar os comércios, praças, como foi feito da última vez.

 

Você tocou em um aspecto interessante, quando o governante fecha comercio, indústria, prestação de serviços, ele acaba afetando o rendimento dessas empresas. Vocês desenvolveram algum estudo no aspecto de reduzir algum tipo de taxa, contribuição, para poder equilibrar essa perda de custo daqueles que geram emprego e renda na cidade?

Sim, isso faz parte do nosso programa de finanças. Inclusive para atrair as empresas para Itapecerica da Serra. Nós queremos trazer o incentivo fiscal para que as empresas venham a trazer empregos, só que precisamos envolver também as que já estão na cidade, atrair as empresas para a cidade as empresas de fora, mais beneficiar as que estão. Não é justo só as que estão chegando agora ter esses benefícios.

Seria uma Campanha Institucional?

Iremos criar também, mais ainda não temos os números da prefeitura, não sabemos como está a situação, não sabemos quantos comércios, não sabemos se todas estão cadastradas. Mas de qualquer maneira vamos trabalhar com isso, vamos trabalhar o mínimo, para poder ajudar todas as empresas e vamos realizar um cadastramento muito grande, das famílias desses setores, para ver a necessidade real e no que poderemos trabalhar, ofertar cestas básicas, um emprego formal aqui, um curso ali, porque realmente ficou muito complicado a situação.

 

Estamos a 45 dias da sua posse como prefeito de Itapecerica da Serra, daqui até lá você já formatou sua equipe de transição para saber o que ocorre dentro da prefeitura em termos de projetos em andamentos, recursos, essas coisas todas? Ou ainda não tem essa equipe de transição formada?

Já formamos a equipe de transição, já vamos comunicar o prefeito que queremos participar da situação, e em breve já teremos números. Acho que o atual governo vai dificultar e muito, já estamos sabendo por boatos que estão destruindo documentos, sumindo com contratos. Eu acho que se você administra uma cidade e gosta dela, você ajuda quem está vindo depois. Ele não estará judiando de mim, nem do meu grupo, estará judiando da população. Então tudo que fizer em destruir documentos, dificultar o nosso acesso, eles não estarão judiando de mim e sim da população. Nós vamos ter dificuldades no acesso, vamos ter dificuldades para acessar documentos, contratos, tudo que tem na Prefeitura, mais quem será penalizado será a população.

 

Tem uma previsão de quando você irá anunciar ao povo de Itapecerica o seu futuro secretariado? E em poucas linhas, gostaria que falasse sobre seu vice Rafael.

Meu secretariado ainda estou vendo, as pessoas perguntavam, mais você não tem um secretariado? E eu sempre dizia, primeiro preciso ganhar a eleição. Hoje já é uma realidade, estamos a três dias após as eleições. Eu sou prefeito a três dias eleito, agora já posso pensar em meu secretariado. Se eu disser que soltaram um monte de listas antes tudo errado, eu não estava eleito, hoje já posso pensar. Queremos colocar pessoas extremamente técnicas e interessadas na cidade, porque colocar por motivos políticos vai continuar na mesmice, então grupo eu tenho, pessoas eu tenho, só vou escolher os melhores gestores de cada pasta. Alguns indicação minha, que estou rodando a cidade a quatro anos direto depois da última eleição, e conheci muitas pessoas competentes tecnicamente, qualificadas pra assumir a pasta, eu só preciso ver se eles vão conseguir atingir as metas daquilo que nós queremos, pois vamos trabalhar com metas. Ele pode ser uma pessoa boa, ótima, mais se não atingir a meta da secretaria ele não estará atingindo o nosso programa.

E sobre o Rafael?

Rafael é um bom menino, jovem, comerciante da cidade, honesto, trabalhador, casado, tem duas filhas, veio nessa a pedido nosso, foi apresentado pelo nosso amigo Zanone a 30 e poucos anos. Ele veio com essa juventude realmente, como ele é comerciante, em melhorar o comércio, em melhorar o transporte, pois o funcionário não consegue chegar para trabalhar, pois não tem transporte. Segurança do local de trabalho está complicado, então estamos unindo isso ai pra tentar melhorar. Ele tem uma visão muito boa, então ele não é só um menino comerciante, ele tem uma visão muito boa empresarial.

 

Antes de encerrar você falou uma coisa interessante e para o povo de Itapecerica é muito importante, pois daqui a pouco começa o verão e com ele vem as chuvas acabam se intensificando ainda mais e a Defesa Civil hoje ela está meio que engessada. Qual é o papel que você pretende dar para ela na sua gestão?

A Defesa Civil é importante, já é Lei Federal que ela é uma secretaria. Hoje quem toma conta da Defesa Civil e da Segurança Pública é o Transito, eu entendo que isso aí está errado, porque não dá condições nenhuma e autonomia nenhuma para se trabalhar, o pessoal fica engessado. Do mesmo jeito que todos os setores de fiscalização está atrelado ao setor jurídico, se você tem um grupo e quer trabalhar corretamente, você tem que dar oportunidade para aquela secretaria trabalhar, pois aquele funcionário está ali para trabalhar e exercer o seu cargo. Se você engessa e não deixa eles trabalhar, tira o poder dele exercer suas funções, fica difícil. Do mesmo jeito que eles já estão entregando todos os serviços, não os emergenciais, mais estão entregando carros, as máquinas. Então realmente quando nós chegarmos lá, vai estar zero, não vai ter nada. Tudo bem, é um direito do atual prefeito.

 

Gostaria que você deixasse aos nossos leitores, uma mensagem de esperança para o seu mandato de 4 anos em Itapecerica da Serra

 

Primeiro lugar gostaria de agradecer o carinho, a confiança e todo apoio da população. Foi uma campanha difícil em que eu, meu grupo e o vice, fomos em vários bairros, de porta em porta pedir votos, que é o único jeito de se ganhar a eleição, porque eu não estava na máquina, eu não tinha o poderil de nomeados, como eles tem um exército na rua de nomeados, alguns contratados que de certa maneira foram para as ruas contragosto, mais nós fomos para a rua e a população entendeu o recado. Gostaria que eles descem um tempinho pra gente de chegar na prefeitura para verificar o que está acontecendo, para podermos dar um retorno. Nós sempre vamos ter conversação, sempre vamos estar à disposição. Vamos estar atuando presencialmente, vamos atender a população do Valo Velho, Potuverá, Jacira, estaremos presentes lá, eu e o Rafael. Talvez nem sempre estaremos juntos, justamente para atendermos uma quantidade maior de demandas na cidade, mais depois estaremos juntos, pois andamos juntos a cidade toda e o Governo é feito por um prefeito e um vice, tem que estar sempre juntos, pensando juntos e vamos quebrar a cabeça.

Um comentário em “Prefeito eleito de Itapecerica, Dr. Nakano, fala sobre suas expectativas como gestor

  • 19/11/2020 em 23:16
    Permalink

    Gostaria de saber se o novo prefeito vai acabar com a zona azul. Visto q o centro de Itapecerica é uma verdadeira vergonha. Ruas estreitas com zona azul dos dois lados. Trânsito complicado. Eu nunca vi isso na minha vida. Morei 40 anos no Pirajuçara e nunca vi zona azul ali. E olha q é um local de aglomeracao.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *