Apenas Dr. Junior e Washington Dobashi estão aptos á eleição de prefeito em São Lourenço da Serra

Dos seis postulantes ao cargo de prefeito de São Lourenço da Serra, até o momento, apenas os candidatos Dr. Junior (Republicanos) e Washington Dobashi tiveram seus pedidos de registro aprovado pela Justiça Eleitoral.

Até a data de ontem 28/10, a candidatura de Washington Dobashi estava indeferida com recurso. Hoje, porém, foi deferido o pedido de registro de candidatura de Washington Dobashi, para concorrer ao cargo de Prefeito e, em consequência, o registro da chapa majoritária para o prefeito e vice- prefeito.

Os candidatos Capitão Lener e Fernandão continuam indeferidos por questões da Lei da Ficha Limpa. O candidato Gilson Silva está indeferido por ausência de requisito de registro, bem como o candidato Vanderlei PM também está indeferido.

O prazo para a Justiça Eleitoral julgar os registros de candidaturas, pelas instâncias ordinárias, inclusive os impugnados e os respectivos recursos dos candidatos a prefeito, vice e vereadores encerrou na última segunda-feira, 26/10. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em São Lourenço da Serra foram feitos 6 pedidos de registros de candidaturas á prefeito. Destes, a Justiça Eleitoral considerou 4 candidatos inaptos, ou seja, tiveram seus pedidos de candidaturas indeferidos.

Destes, segundo a Justiça Eleitoral, apenas um candidato ingressou com recurso e foi deferido, caso do Whashington Dobashi do MDB.

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, os outros 4 candidatos a prefeito estão com a situação indeferida, mas, pela consulta feita pelo site Folha do Pirajuçara ao DivulgaCand, portal do TSE, ainda não entraram com recursos. São eles: Capitão Lener (PSD), Fernandão (PSDB), Gilson Silva (PROS) e Vanderlei PM (PSL).

 

Motivos

 

Ainda segundo dados do TSE, 1 dos indeferimentos foi pela ausência de requisito de registro; 2 por questões de ficha limpa e 1 que não consta motivo do indeferimento.

 

Indeferidos pelo Brasil

 

Instituída há dez anos, a Lei da Ficha Limpa tirou 1.001 candidatos das eleições municipais deste ano. A maior parte (840) é formada por políticos que tentavam um cargo de vereador, seguido de prefeito (115) e vice-prefeito (46). Os dados constam da base de registros no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com as candidaturas indeferidas. Pela legislação estão proibidos a concorrer a cargos públicos candidatos condenados por decisão transitada em julgado ou por órgãos colegiados da Justiça. Há pelo menos dez crimes diferentes que se enquadram na lei, como lavagem de bens, tráfico de drogas, racismo, tortura, terrorismo e até aqueles cometidos contra a vida e a dignidade sexual.

O estado de São Paulo lidera com 202 políticos enquadrados na Ficha Limpa. Na sequência, consta Minas Gerais (116) e Paraná (78). Já os outros estados têm menos de 50 candidatos nesta situação.

Entre os partidos, o MDB lidera em candidatos indeferidos pela legislação. São 76 políticos. Na sequência, vêm PSD (74), PL (73), DEM (66), Republicanos (62), Podemos, PSB e PP (52 cada um) e PSDB (51). As outras siglas têm menos de 50 candidatos enquadrados desta maneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *