Profa Vanuza lutando por qualidade e dignidade na Educação de Itapecerica da Serra

Vanuza Donizeti nascida em São Bernardo do Campo e morando nesta cidade que tanto ama, Itapecerica da Serra há 38 anos e especificamente no bairro do Jardim Sampaio.
Professora Vanuza, como é conhecida, estudou na Escola José Silveira da Motta, onde na época era chamada de E.E.P.G. do Jardim Sampaio e desde então continua sendo a única escola do bairro que atende fundamental.
Atualmente a escola atende apenas séries iniciais do Ensino Fundamental, o que obriga as crianças e adolescentes do bairro a se deslocarem para bairros vizinhos para terem acesso ao Fundamental II e Ensino Médio. Diante desta realidade, muitos preferem a caminhada de mais de 2km até seu destino, por conta do horário do transporte escolar que é disponibilizado.
Temos aqui no bairro também uma escola de Educação Infantil, que foi inaugurada duas vezes, mas infelizmente não temos creche. Eu, como trabalhadora e mãe de dois filhos, Pietro com 5 anos e Paolo, recém-nascido, vejo a falta que faz uma creche em nosso bairro, para ser sincera, o nosso município é desprovido deste serviço tão importante para as mães que precisam ir em busca de recursos para manter suas famílias e não tem onde deixar seu bem mais precioso. Será que este assunto só tem a importância na visão feminina? Porque não se constroem creches e amenizam os corações destas mães que tanto necessitam?
Outra dificuldade que as mães do nosso bairro encontram é a falta de uma Unidade Básica de Saúde. Nós moradores temos mais uma vez que nos deslocarmos do nosso bairro para enfrentarmos imensas filas no Posto de Saúde Salvador de Leone em busca de uma vaga para atendimento. Muitas vezes não conseguimos a senha e voltamos frustrados sabendo que teremos que voltar enfrentar mais uma vez de madrugada esta mesma fila, para conseguirmos o tão desejado agendamento. Se tivéssemos um Posto de Saúde em nosso bairro este problema seria minimizado. É triste perceber este desprezo para com esta comunidade, não haver um olhar voltado à qualidade de vida dos mesmos.
O Jardim Sampaio precisa de espaços de lazer, como Praças e Parques. Faz-se necessário também um Centro Cultural. Será que não temos talentos em nossa comunidade? Será que nossas crianças e adolescentes não podem ser estimulados e valorizados em projetos culturais? Será que no tempo em que ficam ociosos (contra turno escolar) não poderiam ser oferecidos cursos profissionalizantes, artes marciais, artes plásticas, artes cênicas, músicas, entre outros?
Um último assunto que gostaria de abordar não menos importante, porém tão desvalorizado, é que temos em nosso bairro um patrimônio natural, o Parque Ecológico Represinha. Esta área de conservação ambiental deveria ser conhecida por todos os munícipes, pois antigamente nossa cidade era abastecida por suas águas. Perdem a oportunidade de conciliar a conservação da natureza com o desenvolvimento social e econômico, realizando atividades humanas de baixo impacto sobre o meio ambiente como turismo sustentável e pesquisa científica. Desenvolvendo este projeto nas escolas e facilitando aos nossos adolescentes o acesso às informações, damos a oportunidade de participarem na prática e explorarem o que de melhor temos, conscientizando e desenvolvendo o valioso conhecimento sobre a importância da preservação e o poder do meio ambiente em nossas vidas.
Vamos lutar por um Jardim Sampaio mais humano, mais acolhedor para as crianças e suas mães, com acesso à educação de qualidade, respeito aos direitos à saúde de cidadãs e cidadãos e cuidado com o meio ambiente desse bairro tão lindo e verde!
Professora Vanuza – candidata a vereadora pelo PSOL Itapecerica da Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *