PSOL itapecericano oficializa Kátia Trindade e Profª Mariana como candidatas á prefeitura

O Psol – Partido Socialismo e Liberdade de Itapecerica da Serra, em convenção realizada em 12/09, em plataforma digital, com transmissão pela internet, como prevê a atual legislação eleitoral diante da pandemia, homologou as candidaturas para as eleições 2020, oficializando a chapa pura feminina com as candidatas Kátia Trindade para Prefeita e Mariana Busatta para Vice. Também foram homologadas as candidaturas para vereadores e vereadoras do partido: Adriana Abelhão, Professora Vanuza, Giane Garcia, Nagila Soares, Professor Davi, Nilton Nascimento, Professor Ronaldo, GR13 Grelão, Professor Cláudio e o jovem José Júnior.
Kátia Trindade fez um discurso contundente, lembrando as mulheres negras da cidade, como Dona Ditinha, uma das primeiras parteira da cidade, Dona Zoraide Eva das Dores e Dona Dolores, detentora dos segredos dos doces caipiras tradicionais, que vendia na Praça da Igreja Matriz. Kátia, que se define como uma mulher “forjada nos movimentos sociais”, explica que aceitou o desafio de entrar para a política quando conheceu, durante uma de suas pesquisas no Museu Histórico da Memória de Itapecerica da Serra, o registro fotográfico antigo de uma mulher negra, do século passado, descalça, com uma lata d’água na cabeça. Descobriu comovida que se tratava de Nhá Jorda, baldeadeira que buscava água na mina antiga, que existe até hoje, e a vendia aos moradores da cidade. Foi então que entendeu sua missão: “representar essas mulheres que vieram antes de mim, que eram negras trabalhadoras, que ajudaram a construir essa cidade e que hoje estão invisibilizadas. Aceitei por Marielle, por Raquel Trindade, eu aceitei pelas mulheres trabalhadoras, negras e não negras, “que deixam o seu filho na creche, que vão trabalhar e só voltam às 10h da noite, pelas mulheres que criam seus filhos sozinhas, que são chefes de família”.
A candidata a Vice-prefeita Mariana Busatta destacou em sua fala que tem orgulho de participar da primeira candidatura majoritária de mulheres na cidade. Para ela, estar na política é uma maneira de sermos ouvidas e ocupar espaços que costumam sempre estar com os mesmos. “Temos muita garra e diferencial de luta, somos candidatos e candidatas que levantam fortes bandeiras. Tenho orgulho de fazer parte deste partido e de ver tantas mulheres empenhadas. Somos mulheres fortes e comprometidas e queremos que nossas vozes sejam ouvidas”.
A convenção do Psol Itapecerica da Serra contou com a presença de convidados especiais do partido, como Professor Toninho Psol de Embu das Artes, Marcelo Aguirre, representando o mandato do Deputado Federal Ivan Valente, Ricardo Luiz de Carvalho, Presidente do Psol de Juquitiba e Juninho, Presidente Estadual do Psol, além de militantes históricos do partido na cidade, como Antônio Ferreira, Rita Rosa, Ana Maria Canejo e Benedito Claudinei, atual vice-presidente do Psol Itapecericano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *