Operação Inverno 2020: Acolhendo quem mais necessita em Embu das Artes

Desde o início do inverno, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem realizando mais uma Operação Inverno, ação de atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua, de modo que possam se abrigar e se proteger dos riscos provocados pelas baixas temperaturas.
A Operação Inverno envolve ações como a ampliação das abordagens às pessoas em situação de rua, por meio do SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social, sempre que a temperatura do clima prevista for inferior a 13º, cuja exposição por tempo prolongado pode levar à hipotermia, com foco em conduzir esse público ao Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, para avaliação e atendimento e, quando necessário, encaminhá-las ao Abrigo Institucional para receber higiene, alimentação e pernoite.
Esse acolhimento não é imposto e depende da aceitação da pessoa abordada. Os que recusam os serviços ofertados são orientados quanto ao risco de hipotermia, de modo que possam reconhecer os sintomas e identificar o momento de solicitar auxílio médico. Há situações em que é ofertado cobertor e outros meios para evitar maior prejuízo com as baixas temperaturas.
Durante as abordagens, também é verificada a temperatura corporal da pessoa e outros sintomas e o atendimento por serviços de saúde no local pode ser solicitado.[
Os sintomas de infecção das pessoas são continuamente verificados e monitorados por ocasião do acesso e permanência que têm ao Centro Pop e Abrigo Institucional. E, se necessário, elas são encaminhas aos serviços de saúde.
A equipe técnica do Centro Pop tem redobrado esforços no sentido de localizar e reintegrar à família, no menor tempo possível, as pessoas que eventualmente estejam em situação de rua por estarem perdidas, ou por qualquer motivo, e longe de seus municípios de moradia.
Outras implementações estão em andamento e em breve estarão disponíveis, como a ampliação do Abrigo Institucional e uma parceria público-privada que prevê o acolhimento emergencial das pessoas em situação de rua em regime de quarentena, antes que sejam direcionadas ao Abrigo Institucional, aumentando a segurança e eliminando qualquer risco de contágio por covid-19 dentro do equipamento público.
Abordagens às pessoas em situação de rua podem ser solicitadas nos seguintes telefones: 4781-5896 (CREAS) ou 4203-4366 (Centro POP).
Em casos em que a pessoa para quem será solicitado o atendimento já apresente sinais de complicações de saúde ou crise psiquiátrica, o acionamento deve ser feito pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que é o meio mais adequado.

Serviço

Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
Av. Escoamento, 607, Jardim Magali, Embu das Artes
Tel. (11) 4203 4366
E-mail: centropop.albergue@embudasartes.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *