Nice Santos alerta dos perigos e cuidados com queimaduras

Nice Santos, uma das lideranças comunitárias ligadas a Saúde de Taboão da Serra, sensibilizada com o problema do COVID 19, da quarentena e de casos que ocorrem nesse período do ano, por conta de queimaduras, chama a atenção para os devidos cuidados.

“Muitas pessoas, as vezes sem dinheiro para a compra do botijão de gás, acabam se utilizando das famosas espiriteiras. Assim, por descuidos, muitas pessoas acabam se queimando e se colocando em risco de contrair uma infecção hospitalar, ao ser atendida nesses tempos de pandemia”, disse preocupada.

Ela lembra ainda, que o mês de junho, devido às festas juninas, aumentam o índice de pessoas que se queimam, seja por fogueiras ou por fogos. “Tem gente que mesmo no quintal de casa, entre família, ainda tentam comemorar as Festas Juninas com pequenas fogueiras. Apesar de parecerem inofensivas, devemos tomar cuidado com nossas crianças e idosos. Vale lembrar que até o álcool em gel é inflamável e também pode provocar queimaduras se não forem tomados certos cuidados” disse Nice.

 

Procedimentos em casos de queimadura por substância inflamável (álcool, gasolina, thinner):

 

  • Apague a chama com um pano limpo úmido (de preferência);
  • Esfrie a lesão com água gelada ou corrente;
  • Proteja a área queimada com um pano limpo;
  • Não alimente a vítima;
  • Encaminhe imediatamente a vítima para o hospital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *