Analice apresenta PLC que propõe aumento do adicional de insalubridade para profissionais da saúde

Analice Fernandes é presidente da Comissão de Saúde, a Comissão não está mais se reunindo presencialmente

A deputada estadual Analice Fernandes apresentou um Projeto de Lei Complementar 06/2020 que propõe o aumento de 100% ao adicional de insalubridade para os funcionários da enfermagem, médicos e fisioterapeutas da rede estadual de Saúde, enquanto durar a pandemia do Covid-19, no início de maio.

Segundo Analice o número de infectados e mortes entre os profissionais da área aponta para uma exposição maior desses profissionais ao vírus.

“É preciso dar uma resposta aos que estão na linha de frente do combate ao COVID-19, recompensando e protegendo quem estão diariamente lutando pela vida e bem estar da população do Estado de São Paulo”, argumenta Analice.

Infectologistas acreditam que grande parte da explicação passa pela quantidade de vírus à qual esses profissionais são expostos diariamente, além da faixa etária e de eventuais condições pré-existentes, como diabetes e doenças cardíacas.

Depois que o vírus Sars-CoV-2 atinge o organismo, ele invade as células e se reproduz. O volume dessas cópias só cresce ao longo dos dias.

Em geral, uma pessoa infectada com o novo coronavírus transmite o patógeno para até três pessoas. Mas um paciente em atendimento em um hospital da cidade chinesa de Wuhan, por exemplo, passou o vírus para ao menos 14 profissionais de saúde antes mesmo de ter febre, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até dia 10 de maio, 12 mil profissionais de enfermagem haviam sido afastados, por contaminação do Covid-19. Até o dia 12/05, morreram no Brasil 98 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que testaram positivo para o COVID-19.

A maioria dos profissionais de enfermagem afastados tem entre 31 e 40 anos, e 83 % são mulheres.

 

*Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *