Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Dias

Enxugar a máquina, otimizar e administração técnica para Taboão, são os pilares fundamentais do pré-candidato

 

O empresário e cirurgião dentista é um dos nomes que deve concorrer ao pleito deste ano. Ele é pré-candidato e já anda fazendo suas articulações pelo município. Na vida pública já foi secretário de governo e diretor da UBS Jardim das Margaridas, no governo do Ex-prefeito Dr. Evilásio Farias.

Folha do Pirajuçara -Dr. Ronaldo, você nunca ocupou nenhum cargo no legislativo, por isso, algumas pessoas questionam o fato de você não possuir experiência parlamentar, pois nunca foi vereador. E porque você quer se candidatar ao executivo?

Ronaldo Dias – Não vejo problema algum neste sentido, veja o caso do atual governador, João Dória. Nunca ocupou nenhum cargo eletivo, antes de ser prefeito de SP. O próprio prefeito, Fernando Fernandes, nunca foi vereador, iniciou sua carreira como vice-prefeito da cidade. Concordo com o pensamento de grandes lideranças que dizem que alguns homens são talhados para o executivo e outros para o legislativo. Não tenho afinidades pelo legislativo, respeito muito o poder. Sou uma pessoa de iniciativa e gosto de “arregaçar as mangas” e ter a vontade de fazer acontecer, portanto, o caminho é o executivo.

FP – Como você avalia o atual cenário político municipal?

RD – Percebo que hoje o eleitorado urge por um novo nome. Até porque as eleições nacionais mostraram este anseio. Taboão da Serra hoje é uma cidade com quase 300 mil habitantes, com sérios problemas de mobilidade urbana, saúde e principalmente em segurança pública. Vejo que existe um desgaste natural da atual administração, dificultando a eleição do pré-candidato escolhido. O eleitor quer um nome novo, mas com história e maturidade, não é questão de idade. O principal nome da oposição, o deputado Aprígio, que acabou de ser eleito na última eleição, ele não pode deixar o mandato de deputado, pois ele tem direito e emendas impositivas, a cada ano acredito, que ele tenha em torno de cinco milhões para enviar para a região, se ele abandonar o mandato para ocupar a prefeitura, vamos perder a oportunidade de receber muitos recursos para a cidade. O suplente vai mandar esse dinheiro para a região dele, eesquecer nossa cidade, Aprígio foi eleito para ser deputado por 4 anos. O morador tem que ter ciência que a eleição não será polarizada por Aprígio e Daniel, existem sim outras opções e opção sem rabo preso

FP – Quais problemas você enxerga atualmente na administração municipal?

RD – O excesso de secretarias cria um terrível “cabide” de empregos, para contemplar acordos políticos estabelecidos na campanha, ou seja, mais contratações. Isto acarreta em um substancial aumento na folha de pagamento, não restando margem para melhorar a situação dos funcionários concursados everbas para investimentos na cidade. Uma boa proposta seria a fusão de secretárias, tenho algumas sugestões: tais como, fundir a secretaria de esporte e cultura, outra proposta, Unir planejamento, finanças e administração, uma outrasuper secretária seria a GCM com o trânsito e por último a fusão das secretarias de governo com comunicação. Imagine a redução de custos para a cidade com esta composição, e quanto será possível investir na cidade?

FP – Como você vê o funcionalismo público hoje?

RD – Valorizo a meritocracia e respeito o funcionário que foi aprovado em um concurso público. Estas pessoas precisam ser reconhecidas e é de vital importância que seja realizada uma revisão salarial. Acredito que a prefeitura tenha hoje aproximadamente 700 funcionários livre nomeados. Precisamos eliminar pela metade estes cargos. Não vejo a necessidade de tantos cargos de chefia assim. Cargos de direção escolar e direção de unidades de saúde devem ser preenchidos por profissionais através de concurso público. Esta redução na folha de pagamento com livres nomeados, ira permitir uma reestruturação salarial dos concursados, que é um absurdo, que um ajudante de serviços gerais receba menos de um salário mínimo como sendo seu salário-base. Como esta pessoa ira se aposentar no futuro? Recebendo um salário inferior ao estabelecido para o salário mínimo. Precisamos criar um plano de carreira. Precisamos acabar com indicações políticas em escolas e unidades de saúde. Pretendo resgatar a dignidade do nosso funcionalismo.

FP – Na questão da saúde, qual sua visão?

RD – Precisamos urgentemente acabar com a fila de espera dos exames e consultas. Temos muitas unidades já, mas parede, bloco e tijolo não atende ninguém. Necessitamos de gente, Concurso Público, profissionais qualificados atendendo de forma humanizada nossa população, mais médicos,mais enfermeiros, mais auxiliares, mais dentistas e menos livre nomeados nas unidades. As UBS deveriam atender casos de urgências mais simples, para reduzir o fluxo dos Prontos Socorros. Na saúde não quero ilusão, falar que irei construir dezenas de unidades, na porta da sua casa, desejo que as unidades funcionem como devem ser. Quero que a população diga que o atendimento público é melhor do que o convênio, isto acontece sim! Veja o Hospital das Clinicas, o ICESP, no atendimento ao câncer, que são referências nacionais e são públicos. Porque não podemos fazer isto em Taboão da Serra? Isso é possível sim.

FP – Percebo sua preocupação com a questão da segurança pública, sendo assim, quais suas propostas para esta área?

RD – Vou dedicar uma atenção toda especial a questão da segurança pública. Até porque temos apoio de lideranças ligadas a segurança. Bairros como Jardim Monte Alegre, Intercap, Ouro Preto, Pazini, Jd. América e São Judas, são áreas que merecem uma atenção muito grande. Sou contrário à política de implantação de bases comunitárias, pois elas restringem a segurança apenas ao entorno da base em um raio 300 metros. Precisamos investir no policiamento por Rocams (motos), pois elas temagilidade nas ocorrências.Vídeo monitoramento A secretaria que ira receber um aumento significativo de recursos do orçamento será a de Segurança Pública. Precisamos criar uma central de inteligência, onde colocaremos representantes da GCM, da PM e da Civil, SAMU, Bombeiros e o Trânsito, esta central facilitaria em muito a comunicação e ação frente às ocorrências. Este seria o exemplo de uma secretaria de segurança integrada.
Todos nós sofremos com essa falta de segurança, a população quando sai pela manhã sente-se insegura e o comerciante que passa o dia todo com a sensação de impotência com toda a criminalidade. Precisamos de uma resposta enérgica. O nosso time hoje, de pré-candidatos, é composto de excelentes pessoas que conhecem do assunto, vamos ser o time da segurança publica, que ate hoje Taboão da Serra não teve.

FP – Outra questão que a população do Pirajuçara, Santo Onofre e Mituzi reclamam é a ausência de um espaço cultural na região. Você teria alguma ideia para atender esta demanda?

RD – Esta região possui uma grande concentração de jovens de baixa renda. Em sua maioria desempregados e sem formação. Tenho como projeto, até polêmico, mas essencial, que seria a remoção do Poupatempo do Pirajuçara, seria tão bom se ele estivesseno eixo da BR-116, Quem sabe o Shoppingou no centro empresarial, não tenham interesse pelo Poupatempo, em muitas cidade o Poupatempo fica em um shopping. Essa mudança facilitaria o atendimento de pessoas que residem do outro lado da BR e de outras cidades. O Poupatempo no local que ocupa hoje é de difícil acesso para pessoas de outras cidades e de outras regiões do município, sendo que na região não possui estacionamento. O local hoje de emplacamento de veículos é vergonhoso. Com a disponibilidade do espaço, nós instalaríamos um teatro para abrigar, um segundo CEMUR, o CEMUR Perifa, com atividades artísticas, tais como dança,e também seria a sede de novaguarda mirim para os adolescentes, com principio de formação militar, como nos moldes da que existe na cidade de Osasco, há mais de duas décadas. Estes jovens estagiariam nas empresas da região.

FP – Esta guarda seria nos moldes do que houve como o JOPEC, no passado?

RD – Olha, este programa deixou saudades para a população e principalmente para os jovens que tiveram acesso a este programa. Seria muito importante criar dois núcleos desta guarda mirim, uma no centro, para atender a população da região e outra no centro do Pirajuçara, onde atualmente esta o Poupatempo. E como contrapartida para receber estes serviços, o centro comercial, deve fazer a obra de reforma destes espaços, para poder adapta-lo para um teatro, a custo zero aos cofres públicos. Isto é ter respeito pelo dinheiro público. Vale ressaltar que o Bom Prato permaneceria no mesmo local, pois ele atende muito bem a população em seu entorno. Imagine a facilidade de ter o Detran dentro do shopping. Só que já passou pelas dificuldades do atual local do Detran sabe o quanto é incomodo

FP – Dr. Ronaldo, quais são suas considerações finais?

RD – Nossa cidade parece uma roda de amigos, são sempre os mesmos, perceba que nos últimos 43 anos só tivemos 4 prefeitos, Só eles sabem e podem governar? Taboão tem opção sim, não são só dois candidatos, Fui diretor de uma unidade de saúde por um ano e meio, saindo por vontade própria, depois fui convidado para ser secretário de governo por mais dois anos. Mesmo assim eu cuidava da minha empresa. Foram experiências gratificantes, onde aprendi muito. Minha paixão é transformar vidas, afinal de contas, também sou professor. Minha meta é fazer com que a cidade dê ao cidadão respeito, dignidade e valor. Nossa cidade não possui bons índices, excesso de pessoas, muitos problemas na saúde, segurança, educação e trânsito. Precisamos tomar medidas urgentes, pois a violência vai crescer e o trânsito ira aumentar e com toda certeza ficaremos doentes. Não é fácil concorrer contra o poder econômico. Os moradores acham que só existem 2 candidaturas, Infelizmente muitas pessoas vendem seus votos e tudo isso realmente mostra a falta de compromisso dos políticos com a população. Espero que esta minha atitude de cidadão possa colaborar para o crescimento de nossa cidade, através da politica. O eleitor tem que ter consciência que essa mudança depende apenas do voto, e procurar ser criterioso, tem muita gente boa na politica, acredite!

Um comentário em “Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *