Câmara de Embu das Artes aprova projeto que permite instalação de bloqueador de ar em hidrômetros

O PROJETO DE LEI Nº. 003 / 2020 de autoria do vereador GERSON OLEGÁRIO, autoriza o Poder Executivo instituir sobre obrigatoriedade da Sabesp instalar eliminador de ar nos hidrômetros de Embu das Artes.

 

O poder legislativo de Embu das Artes votaram e aprovaram, na última sessão ordinária de 19/02 o projeto de Lei nº 003/2020, que dispõe sobre instalação de um equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede os hidrômetros do sistema de abastecimento de água de Embu das Artes. Após a aprovação, do projeto de Lei, pela Câmara, o documento segue para análise do Executivo, que pode resultar em sanção ou veto.
Os redutores de ar são equipamentos colocados antes dos hidrômetros para impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor. Além disso, os aparelhos preservam a vida útil dos hidrômetros, que giram em alta velocidade por conta do ar expelido na tubulação.
Segundo parlamentar Gerson Olegário, autor do projeto, as constantes reclamações dos moradores por conta do alto custo das faturas da Sabesp levaram a apresentação do projeto. “A água fornecida pela Sabesp é distribuída sob pressão na rede de abastecimento e é comum e perfeitamente compreensível, a presença de ar na tubulação. O que não se pode aceitar é que o consumidor, por vezes, pague por esse ar, como se fosse água, uma vez que o ar representa pelo menos de 20% a 30% do consumo cobrado pela distribuidora”.
A instalação do equipamento, de acordo com o parlamentar, significa uma economia média de 35% nas contas de água, segundo apontam estudos. “O percentual pode variar de uma região para outra, de acordo com a frequência das interrupções no fornecimento de água”.
Gerson Olegário justificou ainda, que o projeto, dará maior proteção ao consumidor, evitando a existência de gasto com produtos/ou serviços sem que sequer tenha sido consumido.
“Estudos realizados em determinadas condições principalmente quando a rede é desligada podem surgir bolsões de ar nas tubulações, e esse fator acaba proporcionando um aumento, indevido e considerável, do valor da conta de consumo. Ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões de ar fazem girar o contador, inclusive de uma forma naturalmente mais livre do que quando há água somente”, explicou.
Para o vereador, a concessionária fica obrigada a instalar por solicitação do consumidor o equipamento. No caso de hidrômetros instalados após a entrada em vigor da Lei, estes deveriam ter o eliminador, sem ônus adicional para o consumidor.
Gerson Olegário diz que seria muito interessante que a Lei pudesse ser divulgada aos consumidores por meio de informação impressa na conta mensal de água, emitida pela Sabesp nos três meses subsequentes a publicação da medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *