Rosângela Santos denuncia prefeito Ney Santos de impedir fiscalização nas UBS’s de Embu

Na primeira Sessão Ordinária de 2020, realizada no dia 05/02 em Embu das Artes, a vereadora Rosângela Santos denunciou a determinação do prefeito Ney Santos de impedir o acesso de vereadores da oposição para a fiscalização em Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Em sua fala, a vereadora relatou que no último dia 30/01 após denúncias recebidas por ela, foi impedida de fiscalizar o atendimento médico e o estoque de medicamentos na UBS Jardim Nossa Senhora de Fátima. Ela disse ter comparecido ao posto após reclamações de usuários de demora na marcação de consultas com pediatra, de que outros profissionais não estariam indo trabalhar e falta frequente de remédios na farmácia.

Em seu discurso ela diz ter sido barrada pela direção da UBS. Rosângela declarou que havia recebido denúncias de usuários da UBS do Fátima, tais como, dificuldades no agendamento com o pediatra, falta de medicamentos e também sobre a escala dos médicos. “Quando cheguei, conversei com os pacientes na recepção e depois entrei no corredor que dá acesso às salas de atendimento e enfermagem. Ainda no corredor, os gerentes Alex e Amanda impediram a minha entrada e alegaram que seria ordem da secretaria”, disse a vereadora.

Indignada em sua fala a vereadora disse que só pôde fiscalizar a UBS após chamar a Guarda Civil Municipal. “Os medicamentos realmente não tinha, o pediatra está com demanda grande, porque o atendimento é somente na segunda, quarta e sexta. Conversei com a gerente, ela disse que vai solicitar para terça e quinta para dar conta da demanda. Os médicos da escala estavam presentes”, relatou. Sobra a falta de remédios, ela disse que “alguns eram de pressão alta e diabetes”.

Rosângela se disse indignada por ter sido impedida de ir além da recepção e responsabilizou o prefeito Ney Santos. “Quando a população faz uma denúncia, ela espera que resolva o problema. Quando eles impedem a fiscalização, mostram realmente que estão errados. Não é culpa dos funcionários, eles recebem ordem. A culpa é do prefeito, que é irresponsável e negligente com os recursos públicos e tenta esconder da população os erros”, disse.

A vereadora abriu um boletim de ocorrência na Guarda BO nº 316. Ela disse que vai continuar a fiscalizar o atendimento nas UBSs. “Continuarei fazendo. Já tinha feito em outras, mas não divulguei”, falou. A vereadora lembrou ainda, de mortes de pacientes sob suspeita de negligência. No último dia 19/01, a empregada doméstica Valdinete Pereira morreu após ter reações a medicamentos ministrados na UPA Santo Eduardo. Já 2018, Victoria Kamily, 13, morreu após ser medicada na UPA.

“Não dá para aceitar uma situação dessas, chamei a GCM, fiz BO, vou fazer a denúncia no Ministério Público, porque o vereador pode, sim, entrar em qualquer órgão público, tem que fiscalizar o nosso dinheiro, dinheiro público. Vocês estão vendo o que está acontecendo na cidade, pessoas morrendo por negligência dessa gestão, porque não utiliza o recurso correto. Temos a empresa terceirizada, mas a gente não vê o atendimento de fato, na prática”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *