II Simpósio da Rede Cegonha debate Estratégias e Ações na Primeiríssima Infância em Itapecerica da Serra

07Itapecerica da Serra, através da Autarquia Municipal de Saúde, realizou no dia 29/11, o II Simpósio da Rede Cegonha Regional, para debater o Cuidado Ampliado no Ciclo Gravídico-Puerperal e Primeiríssima Infância, incentivo ao parto normal e garantia das boas práticas na atenção ao parto e ao nascimento.
“Este encontro é muito importante para ampliar o conhecimento e o procedimento junto às pacientes atendidas pela rede de saúde. A troca de experiências colabora para aprimorar o serviço de humanização. Que a gente saia mais fortalecido diante das ações apresentadas”, declarou a superintendente da Autarquia de Saúde Michele Sales.
O Simpósio contou com palestras ministradas pelo Dr. Rômulo Negrini, Dra Olga Penalva, Dr. Eder Gatti Fernandes e Dra Francine Even, que trataram os seguintes temas: A importância dos cuidados com as mamães e os bebês, cuidado e educação em saúde durante a gravidez, parto humanizado, vacinação da gestante e do bebê, problemas com pacientes da primeiríssima infância como renda familiar baixa, abandono, ausência de pré-natal.
Antes de finalizar o Simpósio foi realizada uma mesa de debates com os palestrantes, que responderam as perguntas do público. Houve ainda apresentação cultural de músicas, interpretadas por Clara Maria Pereira Prado, acompanhada pelo tecladista Arthur Vinícius.
Participaram do Simpósio representantes da saúde dos municípios de Itapecerica da Serra, Juquitiba, Embu das Artes, Embu Guaçu, Vargem Grande Paulista, Cotia, Taboão da Serra e São Lourenço da Serra.

Sobre a Rede Cegonha
A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. Tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes. A proposta busca qualificar os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *