MNU realiza evento encerrando o mês da Consciência em Taboão da Serra

Tula Pilar, uma das homenageadas do evento

Na noite de 29/11, a Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco do evento realizado pelo MNU – Movimento Negro Unificado – Núcleo Taboão, alusivo ao mês da “Consciência Negra”.

Para a coordenadora do MNU municipal, Rubi França, o evento visou homenagear personalidades de Taboão da Serra e a conscientização histórica do povo afro-brasileiro.

A Mesa Diretora do evento, além de Rubi França foi composta pela poetisa Rose Dorea, pela professora Viviane Pereira da escola E.E Nigro Gava, por Sousa Santos – militante da Promoção da Igualdade Racial taboanense, pela vereadora Rita de Cássia, José Adão de Oliveira – MNU Estadual, Dra. Maria Célia – presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB SP Subsessão de Taboão da Serra e o jornalista Mário Aparecido da Folha do Pirajuçara.

Em sua fala, Rose Dorea, além das questões de Saúde do povo negro, tais como Anemia Falciforme, diabetes, pressão alta entre outras, manifestou seu repúdio ao presidente da Fundação Cultural dos Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, que teria dito que Zumbi dos Palmares nunca existiu e de que a escravidão teria sido um bem para o negro escravo brasileiro.

A professora Viviane narrou a sua experiência de vida e o papel de conscientização que vem desenvolvendo junto aos alunos da escola que ministra suas aulas.

Sousa Santos, saudou a todos os presentes e enalteceu as militâncias de Rubi França, Rose Dorea e da vereadora Rita de Cássia.

Em uma fala emocionada e carregada de simbolismos a vereadora Rita de Cássia apresentou-se como descendente de índios e negros do Brasil. Para ela só existe uma raça: “Raça humana”.

O jornalista Mário Aparecido falou sobre Maria Firmino dos Reis, primeira escritora negra do Brasil e sua primeira obra “Úrsula”.

Contou a hisória de Quitino de Lacerda, primeiro vereador do Brasil, exercendo seu mandato dentre Jul/1885 á Jan/1896, na Câmara Municipal de Santos / SP, narrou ainda o envolvimento de João Candido Felisberto conhecido como “Almirante Negro”, um líder da Revolta da Chibata em 1910 e a história de Antonieta de Barros, primeira deputada negra de Santa Catarina.

Um dos fundadores do MNU, Jose Adão de Oliveira, ressaltou a importância histórica de Geralda Severino para o MNU de Taboão da Serra durante a década de 1980. Destacou a importância histórica de Tula Pilar, para a cidade e para a poesia Nacional.

Ele ressaltou ainda o papel do poeta Oliveira Ferreira Silveira na transformação do dia 20/11 como dia Nacional de Conscientização Negra..

A Dra Maria Célia destacou o papel da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB / SP,  Subseção de Taboão da Serra, no combate à Discriminação racial e de apoio a população na defesa dos seus direitos.

Coordenando todo o evento, Rubi França abriu espaço para as falas de diversas autoridades presentes. Entre elas, destaque para Jair Severino, da Pastoral Afro da igreja Santa Terezinha do Menino Jesus de Taboão da Serra, que narrou o início e as dificuldades para a implantação e desenvolvimento dessa pastoral na cidade.

 

Homenagens

 

Um dos momentos mais importantes, foram as homenagens prestadas por Rubi França aos familiares de Geralda Severina e da poetisa Tula Pilar. E, em especial, as meninas Jane, Edna, Iraci, Ana, Janaina, Izildinha, Joelma, Viviane, Rosangela, Celi, Andrea, Heloisa, Vera, Eli, Isabela, Claudia, Marilene e Maria Aparecida que integram “As Luluzinhas” esse grupo promove ações altruístas e de apoio a Ações Sociais na região do Jardim Trianon em Taboão da Serra.

O evento encerrou-se com a apresentação musical do sambista Marcelo S/A cantando “Sorriso Negro” e “Canto das Três raças” da saudosa Clara Nunes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *