Falência Municipal de São Lourenço da Serra e Embu das Artes?

Quando o chefe do Poder Executivo Municipal chega a declarar, em redes sociais, que a Prefeitura está quebrada e que ele não é candidato a reeleição… É porque a situação está realmente complicada.
Isso é o mesmo que declarar a falência municipal.
Porém, como é que a Prefeitura de São Lourenço da Serra chegou a este nível???
É logico e evidente que esta história não teve início agora e vem se arrastando a pelo menos 19 anos.
Administração após Administração, as dividas foram acumulando, acordos e parcelamentos com Autarquias e entes da Federação foram quebrados e novamente renegociados e outra vez quebrados.
A constante queda de repasse do FPM á cidade, a queda de arrecadação de taxas e tributos municipais e o excessivo acumulo de ônus sem o correspondente bônus quebram toda e qualquer municipalidade.
Atraso no pagamento de Funcionários Públicos Municipais e de fornecedores já estão dando o sinal de alerta há muito tempo.
Não podemos dizer que a situação em que se encontra São Lourenço da Serra, é culpa exclusiva do prefeito. Contudo, a sua parcela de responsabilidade é pública e notória em muitos aspectos, sobre tudo na supervalorização dos orçamentos anuais que acabam ficando bem abaixo das expectativas.
Assim, como administrar dividas e pagamentos sem os devidos recursos em caixa???
Caminho semelhante parece estar seguindo Embu das Artes, onde, também, alguns fornecedores não estão recebendo pelos serviços prestados ou produtos entregues a municipalidade.
Isso sem dizer dos atrasos nos pagamentos do funcionalismo público.
Para piorar a situação embuense, tanto o prefeito quanto o seu vice podem, a qualquer momento, serem afastados pela justiça dos seus cargos e funções.
Para concluir, já tem moradores desses dois municípios, dizendo que querem para prefeito o tal político Tiririca…
Eles acreditam que “PIOR QUE TÁ NÃO FICA”!

 

Mário Aparecido de Souza

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *