Taboão da Serra inaugura novo Central de Atendimento ao Eleitor

Taboão da Serra inaugurou nesta quarta-feira, dia 07/08, a Central de Atendimento ao Eleitor, localizada na Avenida Armando de Andrade, que conta com as duas zonas eleitorais da cidade, a 416º e a 324º. A nova unidade é fruto de uma parceria entre a prefeitura municipal e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e dispõe de uma ampla estrutura para realizar o cadastramento biométrico, que passou a ser obrigatório na cidade no início do mês.
Para o prefeito Fernando Fernandes, o espaço tem capacidade de atender a demanda e a concentração das duas zonas eleitorais facilita para o munícipe. “Os eleitores tinham uma dificuldade muito grande. Iam em uma zona, achavam que aquela era a deles, mas não era. Aí, tinham que ir em outra. Agora, não vão ter mais esse problema”, explicou.
Fernandes aproveitou para fazer seu cadastramento e também disse que o processo agora vem para “corrigir o problema muito sério”. “Nós temos um número de eleitores muito grande na cidade. E a biometria vai mostrar isso, de pessoas que não têm nenhum vínculo com a Taboão, mas votam aqui. Com a biometria, só votam em Taboão aquelas pessoas que vivem a cidade”, afirmou.
Taboão tem atualmente 207.580 eleitores, sendo que, destes, apenas 38% realizaram a biometria. O cadastramento obrigatório na cidade vai até o dia 19 de dezembro e para ajudar o munícipes que não podem realizar o procedimento durante a semana, a Justiça Eleitoral irá realizar neste sábado, dia 10, um plantão biométrico, que funcionará das 08h às 13h. Além disso, os cartórios eleitorais já funcionam com horário estendido, das 09h às 18h. Para atendimento, é preciso marcar horário no site do TRE-SP e comparecer na hora e dia escolhido com documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência.
“A biometria é a inclusão de cidadania porque garante que o eleitor biometrizado será o que expurgará todos aqueles defeitos do passado em que a pessoa com mais de um título, com mais de um documento poderia ter mais de uma oportunidade de votar […] é um salto de fidedignidade, de qualidade”, ressaltou o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do TRE-SP, também presente à inauguração.
O local tem capacidade para receber até 1.500 eleitores por dia e conta com 49 kits de atendimento. Além da biometria e dos serviços voltados à Justiça Eleitoral, a Central também vai abrigar o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cjusc), que estava instalado na Câmara Municipal, mas que passa a funcionar no novo endereço a partir do dia 19. “Aproveitamos a oportunidade da inauguração do prédio para pedir um novo espaço. Com isso, todo mundo que vier aqui vai conhecer o CJUSC”, ressaltou a Dra. Carolina Conti Reed.
A Dra., que também é juíza eleitoral da 416ºZE, também aproveitou para fazer um apelo e pedir junto com o Dr. Rafael Rauch, juiz da 324ºZE, que a população realize o cadastramento. “Essa instalação vai fazer com que Taboão faça parte dos municípios com a biometria […], mas nada disso faz sentido sem a adesão da nossa sociedade. O cidadão deve comparecer o mais breve possível e evitar deixar para a última hora”, ressaltou.
“Mais uma vez Taboão sai à frente com o melhor espaço abrigar o Judiciário”, disse o vereador Marcos Paulo, presidente da Câmara. “Terão aqui, além do Cejusc, a biometria. O eleitor chegará aqui e terá um espaço adequado para ser atendido e quem ganha com isso é a nossa população”, completou.
A presidente da OAB de Taboão, Dra. Elaine Abud, também esteve na cerimônia e enfatizou que “concentrando os cartórios, as informações se concentram”. Ela também comemorou a mudança do Cejusc para o novo endereço, que contam com “instalações interessantes”. “Isso é um grande avanço”, declarou.
Ainda estiveram presentes os vereadores Ronaldo Onishi, Cido da Yafarma, Carlinhos do Leme, Alex Bodinho, Eduardo Nóbrega, Joice Silva, Priscila Sampaio, Erica Franquini, Rita de Cássia e diversos secretários municipais, como Sandra Pereira, Joel Ney, Raquel Zaicaner e Daniel Sá Borges.

Serviço

Local: Avenida Armando de Andrade, 1315
Horário: das 09h às 18h
Sábado, 10, plantão: das 08h às 13h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *