Em grande estilo, Rubi França toma posse do MNU – Taboão da Serra

Na noite desta sexta-feira 14/06, o Plenário Francisco Mari da Câmara Municipal de Taboão da Serra, foi palco da Solenidade de Posse do Núcleo taboaonense do MNU – Movimento Negro Unificado.

A primeira coordenadora do Núcleo taboanense do MNU Rubi França, foi prestigiada com a presença de diversas personalidades do Movimento Negro da cidade, do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Abrindo a cerimônia de posse, Sonia Santos, representando o MNU do Estado de São Paulo que é uma das fundadoras da ANLU, campo interno do MNU e Executiva Nacional da ANLU, chamou para compor a mesa diretora do evento a Dra. Maria Célia, da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e o Dr. Sebastião Messias do Núcleo de Segurança Pública, ambos da subseção da OAB de Taboão da Serra, o jornalista Mário Aparecido, Emir Silva do MNU – RS e Leninha MNU – RJ.

Ao Plenário da Câmara, Sonia Santos chamou Ana Maria e Jeanete Oliveira, ambas da pastoral afro do Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus, professora Emirá Batista do Núcleo Negro da APEOESP, professor João Batista do Instituto Solano Trindade e precursor do CONEGRO de Taboão da Serra, Janete Gomes diretora do PSI Santo Onofre e do Núcleo da Saúde do Negro em Taboão da Serra, Antonio Carlos Sousa Santos gestor da CEPIR – Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial entre 08/2013 a 01/2019, Dr. José Cordeiro Siqueira – vice presidente da subseção da Ordem dos Advogados de Taboão da Serra, as militantes do Movimento Negro Edna Trindade e Rose Menezes. Representando os vereadores presidente Marcos Paulo, Dr. Eduardo Nóbrega e Joice Silva, estiveram, respectivamente Richard Willian, Rose Dorea e Ângela do Vale, o mestre de capoeira Marrom, o cantor Marcelo S/A, Rosana Santos de Oliveira do MNU de MS, Leazi Poderosa Reis MNU – RJ, Ferreira do MNU – SP e Claudio Luiz Conceição, arbitro da Federação Paulista Futebol Society.

Na galeria, totalmente tomada, diversos amigos e simpatizantes da luta negra. Destaque para a “Família Oliveira” da pastoral Afro do Santuário Santa Terezinha, composta por 16 integrantes e, para o grupo de 20 mulheres que vieram do Rio de Janeiro para prestigiar o evento.

Atuando como mestre de cerimônia Sonia Santos deu a palavra a cada um dos membros na mesa diretora. Ela fez uma bela alusão ao trabalho e empenho do jornalista Mário Aparecido para a realização deste evento. Em sequência todos do Plenário, tiveram a oportunidade de manifestar suas expectativas e votos de apoio a Rubi França na coordenação do MNU em Taboão da Serra.

Antes do encerramento da Solenidade, Sonia Santos fez um breve relato da sua trajetória dentro do MNU e, em seguida, passou a palavra a Rubi França.

Visivelmente emocionada, Rubi agradeceu a todos os presentes, fez um discurso firme e forte e agradeceu ao presidente da Câmara vereador Marcos Paulo pelo espaço cedido a cerimônia. Em especial seus agradecimentos se estenderam também para as suas amigas da Copa, Neusa e Ane, e ao Moisés que cuidou do som. Em seguida ela apresentou a sua diretoria formada por Ana Carolina Simão Janneo, Daiana Rodrigues da Silva, Marcos dos Santos, Daniele Divino, Washington de França Guerra Lima e Vilma Custódio.

Além dos pronunciamentos, três momentos distintos enriqueceram ainda mais o evento. O primeiro deles foi a declamação do poeta Mané do Café do poema de sua autoria “Nelson Mandela”. Outro momento marcante foi a mensagem do capoeirista mestre Marrom através de seu berimbau, que deu seu recado de forma direta, reta e culturalmente. O terceiro momento foi com o sambista Marcelo S/A que, encerrando oficialmente o evento, colocou todo mundo para cantar e curtir um verdadeiro “Sorriso Negro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *