O QUE PODE LEVAR UM ADOLESCENTE AO SUICíDIO

O suicídio na adolescência, geralmente ocorre entre os 12 e 21 anos, porque a adolescência é um período de transição, de transformações e de inúmeros conflitos internos e, por isso, existe um maior risco de depressão, transtorno bipolar e de ceder a pressões impostas pelos outros ou pela sociedade.

A depressão é a principal causa do suicídio na adolescência. O jovem deprimido prefere ficar sozinho do que sair com os amigos e sentimentos como tristeza e solidão favorecem os pensamentos e o planejamento do suicídio, buscar ajuda com psicólogos e psiquiatras é fundamental.

Problemas familiares como perda dos pais, separação, frequentes brigas e discussões, e não ter espaço dentro de casa para expressar suas emoções são fatores que aumentam a angústia e a dor que o adolescente sente, a falta de amor e compreensão no relacionamento também fazem com que o jovem pense em suicídio.

O alcoolismo e o uso de drogas também favorece o suicídio porque seu uso já indica que o jovem não está conseguindo resolver conflitos interiores, passando por um momento de angústia ou frustração. Além disso, a atuação nestas substâncias no cérebro modifica as funções cerebrais, o estado de consciência e o pensamento, favorecendo as ideias autodestrutivas. Em caso de vício o mais indicado é buscar tratamento contra dependência química.

O bullying é uma tortura psicológica feita por outras pessoas em ambientes como escola ou trabalho, sendo muito comum na infância e na adolescência. Este é um ato que pode envolver violência física além de psicológica e feita constantemente de forma intencional por uma criança ou adolescente a outro mais frágil, sendo isso mais frequente em ambiente escolar, o que pode ter como consequência o insucesso escolar ou desenvolvimento de ataques de pânico, por exemplo, que podem prejudicar o desenvolvimento físico e mental da criança.

Traumas Emocionais: Ter sido vítima de um abuso sexual ou maus tratos são fatores que favorecem os pensamentos suicidas porque a pessoa se sente encurralada pelos problemas e não consegue lidar com a dor que sente diariamente, a pessoa se sente sempre angustiada e deprimida, o que favorece os pensamentos suicidas porque pode parecer que tirar a própria vida é a melhor solução para resolver o problema.

Para evitar os pensamentos e o planejamento do suicídio é importante ficar atento aos sinais que podem indicar que a pessoa está pensando em tirar a própria vida. Mudanças repentinas de humor, agressividade, depressão e o uso de frases, como: ‘estou pensando em me matar; o mundo seria melhor sem mim, ou tudo se resolveria se eu não estivesse mais aqui’ também servem de alerta.

Mas somente identificar estes sinais não é suficiente, e por isso é muito importante buscar ajuda profissional, com um psicólogo e psiquiatra para definir as estratégias para parar de pensar em tirar a vida.

Fortalecer o vínculo afetivo com a família e amigos pode ajudar a ter relações interpessoais mais satisfatórias e aumentar a percepção de apoio, melhorando assim o bem-estar e a qualidade de vida do jovem.

 

COMUNIKANDO, em busca de uma sociedade melhor para todos.

 

Nika Funari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *