Vergonha de ser honesto

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

Frases de Rui Barbosa

 

A frase do famoso jurista baiano do século passado, é mais do que atual e, infelizmente, verdadeiramente nua e crua.

Enquanto a justiça usa seu braço forte contra aquela mulher que roubou um litro de leite para dar de alimento a seu filho, a mesma rigidez, severidade não é usada contra narco traficantes, políticos corruptos, pedófilos, e outros agentes que compõem o lado podre da sociedade.

Apesar de todos os indícios, de várias provas e diversos flagrantes, os “bandidos”  são tratados como mocinhos e a eles é dado o direito de irem para a cadeia somente quando os seus casos chegam á segunda estância.

Enquanto isso, o negro pobre, desempregado, semi analfabeto, muitas vezes por conta apenas da cor da pele, são acusados, julgados e condenados, sem a mínima defesa e enquanto esperam pela primeira audiência, ficam meses e meses num CDP e, alguns deles, sem sequer saber do que foram acusados, por quem foram julgados e já vivem em plena condenação racial, preconceituosa e segregacionista.

Sei que quando Rui Barbosa escreveu esses pensamentos, com certeza ele estava se referindo aos homens bons a sua época… Porém, homens de elite, homens brancos, homens “diferenciados”.

Hoje, com a degradação da família, com o monstruoso desemprego, com a corrupção matando direta e indiretamente, além de sentirmos vergonha, sentimos falta de esperança de que essa realidade venha a se modificar, pelo menos em um breve espaço de tempo.

 

Mário Aparecido de Souza

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *