A política e essas mulheres maravilhosas

Durante a década de 60, Laurita Ortega Mari se tornou a primeira prefeita eleita pelo voto popular após 1945. Ela governou Taboão da Serra de 1963 a 1966.

Na região, após ela, Cida Maschio foi a segunda mulher a assumir um Governo Municipal, sendo prefeita de Juquitiba de 2009 á 2012. Atualmente Maria Lucia foi eleita a prefeita de Embu Guaçu no período de 2017 á 2020.

No cenário Legislativo, a vereadora profª Helena de Jesus foi eleita primeira presidente da Câmara Municipal de Juquitiba. No Embu das Artes, a primeira presidente foi a vereadora Maria das Graças e, no Embu Guaçu, a primeira presidente foi a vereadora Maria do Céu. Mais recentemente, a vereadora Joice Silva ocupou a presidência da Câmara de Taboão da Serra nos anos de 2017 e 2018.

Todas essas mulheres de um passado histórico aos dias mais atuais deram um grande legado para a política regional… Mas, as mulheres podem contribuir ainda mais para a política regional e brasileira.

O ano de 2020, promete apresentar fortes nomes para a sucessão dos prefeitos de suas cidades.

Em Taboão da Serra, o nome mais forte, entre as mulheres, é o da vereadora Joice Silva. No Embu das Artes, as vereadoras Rosangela dos Santos e Dra Bete desponta no cenário local. No Embu Guaçu, a atual prefeita Maria Lucia pode vir candidata a reeleição.

Já em Itapecerica da Serra, embora não haja nenhuma sinalização no sentido, duas mulheres despontam nesse cenário: as ex vice prefeitas Regina Corsini e Prof. Leonor Lopes.

Em São Lourenço da Serra ventila-se o nome de Isabel Lener, esposa do ex prefeito Capitão Lener. Em Juquitiba, o nome da ex prefeita Cida Maschio ainda é bem cogitado.

Para encerrar, estamos apenas fazendo alusões a possíveis nomes da força feminina da política para a Sucessão Municipal de 2020. Se elas irão vingar ou não, dependerão de articulações e da vontade individual de cada uma. E se alguma delas, por ventura, forem eleitas, com certeza estarão reafirmando o potencial histórico da nossa região para eleger mulheres guerreiras, empreendedoras e compromissadas com as Sociedades que representam.

 

Mário Aparecido de Souza

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *