Prefeitura de Taboão da Serra inaugura Centro de Cultura e Esporte no Jd. das Margaridas

O prefeito Fernando Fernandes entregou na manhã deste domingo, dia 14/04, o Centro de Cultura e Esporte no entorno dos bairros Jd. das margaridas, Jd. Elizabete e Jd. Comunitário, que irá atender cerca de 600 moradores diariamente em Taboão da Serra.

Construído em uma área de1.326 metros quadrados, o local conta com sala de ballet, sala multiuso para palestras e oficinas, pátio, playground coberto com brinquedos infantis e quadra poliesportiva coberta para prática de futsal, basquete, vôlei e handebol. O complexo ainda possui salas administrativas, sanitários e banheiros acessíveis para portadores de necessidades especiais.

Uma novidade é que no local foi criado uma Área de Preservação Permanente (APP) no fundo do terreno, com a plantação de 71 espécies de árvores nativas e frutíferas, para a preservação de recurso hídrico, a paisagem, proteção do solo e bem-estar da população. O espaço tem 931 metros quadrados e atende as normativas do Código Florestal.

As obras foram realizadas em pouco mais de um ano e receberam um aporte de R$ 1,2 milhão do Governo Federal e uma contrapartida de R$ 147 mil da prefeitura de Taboão da Serra.

No núcleo serão oferecidas 15 modalidades esportivas e culturais: zumba, futsal, vôlei, basquete, handebol, ballet, judô, capoeira, karatê, kung fu, jazz, dança contemporânea, dança de rua, dança de salão e teatro. O objetivo é ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade.

Para se inscrever é preciso comparecer no núcleo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, a partir do dia 14 de abril, e apresentar os seguintes documentos: foto 3X4, atestado médico (original), cópia do RG e do comprovante de residência. Os interessados com menos de 18 anos precisam apresentar o formulário de inscrição preenchido pelos pais ou responsável legal.

Inauguração

Na manhã chuvosa e fria deste domingo, cerca de 400 moradores prestigiaram a inauguração do equipamento. Diversas atrações culturais, como dança de rua, hip hop e dança espanhola, apresentadas por alunos dos núcleos de cultura, deram uma pequena ideia do que será oferecido no local.

Sobre a inauguração, o prefeito Fernando Fernandes falou que equipamentos de esporte e cultural têm uma importância especial porque resgata a cidadania. “As pessoas terão aqui um espaço para a convivência, porque é através dessa convivência que vem o respeito, respeito pela própria comunidade”.

Fernandes disse também que o Centro de Esporte e Lazer corrige uma “injustiça” com a região durante muitos governos. “Se você observar essa região não tinha nenhum espaço de lazer, de esporte ou cultura. Agora passa a ter um espaço importante onde será desenvolvidas muitas atividades”.

Já a deputada estadual Analice Fernandes ressaltou o poder transformador do esporte e da cultura na vida dos jovens. “Essa sociedade individualista, que nega para nossas crianças e jovens, espaços, possibilidades de interação, de convivência, de troca de experiências e aprendizado. É neste sentido que este centro de convivência pode ser um antídoto para tudo isso, porque aqui vamos pode ver nossas crianças, nossos jovens, nossos adolescentes podendo interagir, assumir uma atividade esportiva, de lazer e cultural. Aqui nossos jovens poderão ter suas vidas transformadas”.

O vereador Cido da Yafarma falou em nome da Câmara Municipal no evento. “Neste local havia um galpão abandonado, aqui era um ponto de consumo de drogas e assim que fomos eleito pedi ao prefeito Fernando Fernandes que construísse esse Centro. Na época não era possível, mas pelo menos foi demolido. Hoje vemos esse espaço que irá atender tantas crianças e adolescentes”.

O secretário de cultura, Wanderlei Bressan, disse que o local irá abrigar um novo núcleo da Escola de Bailado. “Hoje atendemos mais de três mil alunos da nossa cidade em 30 polos diferentes e aqui será um novo local de atendimento”, disse. Ainda segundo o secretário “Quando nós investimos em cultura e esporte, estamos investindo em mais do que atividades artística ou corporal, estamos investindo em cidadania”.

Prestigiaram o evento de inauguração o vice-prefeito Laércio Lopes, os vereadores Cido da Yafarma, Eduardo Nóbrega, Carlinhos do Leme, Alex Bodinho, Érica Franquini, Joice Silva, Rita de Cássia, Priscila Sampaio, Ronaldo Onishi e Johnatan Noventa.

Serviço
Rua Manoel Maria Fernandes, 580
Jd. das Margaridas
Mais informações: 4788-3888

 

 

*fonte: O taboanense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *