60 anos de Embu das Artes e Taboão da Serra

Neste ano, Embu das Artes e Taboão da Serra, completam 60 anos de autonomia político-administrativa.

Nesse período, muita história, memórias, fatos e fotos compuseram o cenário histórico dessas duas cidades nascidas do processo de emancipação de Itapecerica da Serra.

Jornais históricos como Folha do Taboão, O Pirajuçara e Gazeta do Taboão, que circularam respectivamente de 1959 até os anos de 2000, hoje não circulam mais, mais deixaram um legado de riqueza incalculável para o povo taboanense.

Personagens como Waldemar Gonçalves e Natalino Tedesco, colaboraram, cada um a seu tempo, com materiais icnográficos de valores incalculáveis, enriquecem hoje acervos que registram uma história que ultrapassa os 60 anos de autonomia de Taboão da Serra.

De 1959 até 2019, são 14 legislaturas nas Câmaras Municipais das duas cidades.

No Embu das Artes a história da Câmara Municipal revela ao longo de seus anos, um imenso caleidoscópio de valores culturais, artísticos e de representatividade popular.

Gente de toda raça, pele de toda cor e espaços garantidos e valorizados pela participação de mulheres, negros e outras minorias.

Em Taboão da Serra essa verdade não é menos valorizada. Assim como Embu das Artes, Taboão já teve uma mulher como presidente Casa Legislativa. Foram quinze mulheres ocupando suas cadeiras no Legislativo taboanense, que teve como vereadora, ainda nos anos 60, Laurita Ortega Mari que, de 1963 á 1966, foi a primeira mulher prefeita de Taboão da Serra.

Nesta edição trazemos uma vaga homenagem do muito das riquezas históricas que Embu e Taboão trazem em si.

Boa leitura á todos.

 

 

Mário Aparecido de Souza

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *