Fernando Fernandes fala dos problemas que Taboão da Serra pode sofrer sem verba de remanejamento

No último dia 11/01, o prefeito Dr. Fernando Fernandes, em entrevista coletiva explicou a importância da verba de remanejamento constante na Peça Orçamentária de 2019 de Taboão da Serra.

A principal motivação da coletiva, foi explicar a imprensa local e regional, os efeitos negativos que a redução da verba de remanejamento de 30% para 0% pode provocar na cidade. O prefeito exemplificou alguns dos efeitos nocivos que a atitude dos vereadores de Ney Santos na Câmara de Taboão pode provocar no dia a dia na cidade.

Ele lembrou que aplicar recursos a mais na Saúde e na Educação, suplementar a compra de mais medicamentos ou construir a Escola de Bailado no Parque das Hortênsias, entre outros investimentos que podem ser necessários e que não estejam incluídos no Orçamento Municipal, podem ser extremamente prejudicados com a falta da verba de remanejamento.

De acordo com Fernando existe a obrigação de se investir 15% na Saúde, mas ele aplica 32, 33%. Do mesmo modo na Educação, a obrigação é de 25% e acaba aplicando 28%, “utilizo da verba de remanejamento por meio de suplementações”, disse.

 

O que são suplementações?

 

“Nunca utilizei os 30% da verba de remanejamento. Em suplementação chegamos a no máximo 10%. Temos imprevistos, por exemplo, quando foi feito o Conjunto Habitacional João Cândido precisávamos construir uma rua atrás (que não estava prevista no Orçamento), então fizemos uma suplementação e construímos a rua”, explicou o prefeito. O prefeito explicou que a suplementação é feita para tudo aquilo que não está no Orçamento e destacou mais exemplos de como a verba de remanejamento é usada. “Tem um grande temporal na cidade e derruba uma ponte, vou ter que reconstruir a ponte, mas a verba não consta no Orçamento, então faço uma suplementação. Pretendia gastar um determinado valor na compra de medicamentos, mas foi insuficiente porque o município ao lado, Embu das Artes, atende muito mal seus pacientes e eles vêm ser atendidos aqui em Taboão, por isso minha demanda de medicamentos cresce, então tenho que fazer uma suplementação para comprar mais medicamentos”, disse.

 

Engessando o prefeito

 

O prefeito frisou “quero que eles me apontem uma vez só que tenha usado a verba de remanejamento de forma desnecessária ou com falcatrua. Se me apontarem, eu me rendo. E se caso tenham visto, eles tem obrigação de me denunciar”, afirmou.

Fernando Fernandes se colocou aberto para conversar com os outros vereadores da oposição “mas não com a faca no pescoço e de joelhos”  declarou.

O prefeito frisou que ao reduzir de 30% para 0$ a verba de remanejamento, os vereadores pretendem engessar a sua Administração. “Ninguém faz um orçamento 100% fechado, sempre existe a necessidade de adequações. Essa é a importância da verba de remanejamento e não existe nenhuma prefeitura que trabalhe sem ela”, disse ele. “Acredito muito no ano de 2019. Estou otimista. Essa é uma questão política. Vamos tocar a cidade, continuar trabalhando e construindo”, finalizou ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *