André Egydio, do ‘BIH’, ataca vereadores governistas; após reações, apaga postagens

O vereador André Egydio (PSDB), do “BIH” (“bloco independente e harmônico”), fez postagem nesta terça-feira 08/01 de fotos dos vereadores Rita de Cássia (PSDB) ao lado de Fabio Fernandes, filho do prefeito Fernando Fernandes (PSDB), Ronaldo Onishi (SD), Priscila Sampaio (PRB) com o prefeito, e Cido (DEM) e Joice juntos com o texto “#Denúncia Na mira da Justiça #Mensalinho”. Após reações do secretário Robson Neves e de Joice e Priscila, André apagou a publicação.
Não foi a única. Em outra publicação no Facebook, André postou fotos de Priscila e Robson, da pasta de Planejamento, e Onishi e Sandra Pereira, secretária de Habitação, com os dizeres “#Namorados #VEREADORES E #SECRETÁRIOS, e de Joice e Arlete Silva, secretária de Assistência Social, com a legenda “SECRETÁRIA E #MÃE”. O episódio é mais um capítulo da tensa briga política entre aliados do prefeito e o “BIH”, agravada com conturbada votação inconclusa do orçamento.
André fez as postagens depois que Joice reassumiu a presidência da Câmara até que o orçamento de Taboão da Serra 2019 seja aprovado e Marcos Paulo teve a posse como presidente suspensa, em cumprimento a decisão do juiz Nelson Casalleiro (1ª instância), e após Marcos Paulo e demais opositores do prefeito terem recurso negado pelo Tribunal de Justiça. Com o agravo de instrumento indeferido, as duas votações do orçamento acontecem hoje 09/01 a partir das 17h.
Robson logo rebateu as postagens. “Rsssss Onde [sic] o sábio e ilustre vereador quer chegar com tamanha revelação? Estou muito curioso e por isso abri o debate! Ah, além disso também sou professor de direito e sou fundador de um escritório de advocacia!”, comentou sobre a vida pessoal. “É bom que o nobre vereador tem dinheiro para gastar com honorários de advogados em ações de indenização. Rs Comece juntar provas!”, disse, sobre acusação de “mensalinho”.
Horas depois, a própria Priscila reagiu em alusão à postagem, em publicação na própria página pessoal. “Tudo tem limite! #PolíticaSujaEuNãoFaço”, escreveu, com foto de um leão com a mensagem “O tempo de miar acabou. É hora de rugir!”. Ainda antes, durante a madrugada, Joice, reconduzida à presidência, postou: “Me recuso a fazer política suja e sorrateira. Estou para honrar os 4.294 votos de confiança que obtive e os mais de 280.000 habitantes da minha cidade!”
Procurado pelo VERBO, Robson classificou o ato de André de, “no mínimo, irresponsável”. “Ainda postar fotos fazendo insinuações de que existe imoralidade no fato de eu ser namorado da vereadora e ocupar um cargo de secretário […]. Imoralidade, não. Ele quis dizer que tem ilegalidade”, disse. Robson enfatizou “que estou todos os dias na secretaria, cumprindo o meu dever de secretário, […] fiz questão de convidar todos para que realizem a devida fiscalização”.
A reportagem falou ao secretário de início ter visto os comentários que fez em resposta ao vereador. “Que ele apagou tudo, né? Inclusive todos os posts. Porque ficou sabendo que vai pipocar ações contra ele”, falou. Ele confirmou que entrará na Justiça contra André. “Diante da ampla publicidade que ganhou os posts dele, já enviei o caso para o jurídico. […] Já existe um amplo consenso no Judiciário que a negligência e o ‘fake news’ são passivos de indenização”, disse.
Também ouvida pelo VERBO, Joice condenou a postura de André. “Lamentável a atitude irresponsável e leviana do vereador. A população de Taboão merece mais do que essa baixaria”, disse. Rita de Cássia também se manifestou: “‘Fake news’. Não vai atrapalhar meu trabalho. Meu Deus me blinda dessas mentiras que as próprias autoridades divulgam”. A reportagem ligou para o celular de André, mas ele não atendeu. Deixou recado, mas ele não retornou.

 

*por ADILSON OLIVEIRA – site VERBO ONLINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *