Como se manter motivado profissionalmente em tempos de mudanças?

Estamos vivendo momentos difíceis e desafiadores no campo profissional, político e pessoal, em especial nesse último ano, onde sobrevivemos (principalmente os empregadores) à crise econômica, instabilidade política, feriados, copa do mundo e eleições, ano com direito a cena de atentado e até Stand Up nos debates. Mas, temos que respeitar a democracia e, independentemente de partidos, devemos seguir nossas carreiras e nosso cotidiano profissional com motivação e inspiração, passando por todas as mudanças e tendo controle emocional para as novidades que ainda virão em 2019, seja no campo pessoal ou no campo profissional, os quais, obviamente, afetam o nosso campo familiar.

Agora a pergunta que não quer calar: Como manter a motivação diante tantas incertezas e mudanças? Inicialmente, friso que meu foco aqui é a iniciativa privada, a qual é mais afetada pelas incertezas e desmotivações. Tecido o esclarecimento acima, meus caros colegas corporativos de todos os segmentos, sinto dizer, mas, estabilidade no mundo da iniciativa privada não existe, e esse é o primeiro ponto necessário para nosso autocontrole emocional, devemos começar a nos preparar, crendo e aceitando essa verdade imutável, caso contrário, deveremos partir para o funcionalismo público ou para disputar algum cargo político, únicos lugares que ainda são considerados minimamente “estáveis”, mas por amor e com honestidade, por favor!!! Ironias à parte, vamos lá, focando na instabilidade do setor privado, passado o primeiro passo que é entender que não existe estabilidade alguma, precisamos ser dinâmicos e flexíveis, pois, enfrentando tantas mudanças, os empregadores talvez não estejam passando tanta segurança ou motivação para os colaboradores, mas ainda há fôlego, acreditem!

Como colaborador, é necessário manter os pés no chão e alcançar a automotivação para levar uma vida equilibrada e para isso devemos ter fé no país e no governo (apesar de termos a obrigação de fiscalizar e cobrar), independente das crenças partidárias, aceitando, como sinal de inteligência e maturidade, que a democracia foi feita. Infelizmente, ou felizmente, dependendo do ponto de vista, vivemos sob a velha máxima de que “ninguém é insubstituível”, logo, seja proativo! Assim, jáá dei os três primeiros pontos para uma vida corporativa privada e mais tranquila: aceitação da situação atual e da instabilidade, flexibilidade e pro atividade, entendendo serem pontos fundamentais! Mas o quarto e não menos importante ponto meus caros colegas, é o seguinte: NUNCA, JAMAIS, DESISTAM DOS SEUS SONHOS, motivem-se, ao acordar pela manhã e irem ao trabalho, pensem nos seus sonhos, essa é a melhor receita para obter motivação onde nada é certo e tudo é possível.

A pior coisa que existe, é sentir o peso na nuca ao acordar e pensar em ir para um ambiente de trabalho desagradável ou incerto, manter os sonhos é o combustível indispensável e o empurrão necessário para tirar a cabeça do travesseiro e ir à luta. APRENDAM SEMPRE! BUSQUEM CONHECIMENTO. Se foi contratado para cortar papel SEJA O MELHOR cortador de papel QUE EXISTE. REALIZE ALGO EXTRAORDINÁRIO! Corte o papel e não tenha medo de criar um origami. TENHAM PENSAMENTOS POSITIVOS independente do que aconteça. CELEBREM TODAS AS SUAS CONQUISTAS, riam das situações indesejadas e/ou desagradáveis e voltem ao trabalho, ao sonho e a busca por sua meta.

E o último e não menos importante: NÃO TENHAM MEDO DAS MUDANÇAS. Elas podem parecer ruins, mas sempre nos trazem lições, e são essas lições que aprendemos no decorrer da vida que nos fazem melhores, nos tornam seres humanos melhores, e profissionais imprescindíveis e insubstituíveis! SURPREENDAM-ME!!!

 

*por Silvana Borba especialista em RH e colunista do Informativo Taboão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *