Taboão da Serra sediou I Jornada Materno-Infantil

Reduzir a mortalidade infantil e materna é uma das metas da saúde pública. Neste sentido, este mês a Taboão da Serra sediou a I Jornada Materno-Infantil. O encontro que ocorreu no Colégio SER faz parte da Rede Cegonha e contou com a presença de 167 profissionais da área da Saúde de oito municípios da Região dos Mananciais, isto é, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia, Vargem Grande Paulista e Juquitiba.

 

À ocasião, ocorreram palestras e discussões sobre diversos assuntos pertinentes à maternidade e aos primeiros anos de vida das crianças, como Planejamento Familiar, Primeiríssima Infância,  Violência no Ciclo gravídico-puerperal e Psicologia Obstétrica e os Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres. Desde 2011 os municípios realizam este trabalho em conjunto e em rede para proporcionar acesso, qualidade e cuidado humanizado, além de favorecer a troca de experiências.

 

Nesta edição do encontro ocorreu também a I Mostra de Experiências da Rede Cegonha. Ao todos foram inscritos 30 trabalhos com relatos de ações adotadas pelos municípios da Região dos Mananciais para promover saúde e bem estar de mães, bebês e crianças. Os profissionais da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra participaram da mostra com 10 trabalhos, cujos temas iam do aleitamento materno e introdução de alimentos saudáveis, até planejamento familiar, passando por odontologia para gestantes e cuidado com mulheres após abortamento.

 

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, parabenizou todos os participantes e ressaltou a importância do trabalho em rede. “Tivemos o prazer de sediar esta I Jornada Materno-Infantil. Parabéns a todos os organizadores, profissionais e gestores que participaram e inscreveram trabalhos. As políticas públicas de saúde e o SUS que nós queremos precisam ser construídos diariamente e este trabalho em rede favorece não apenas a troca de vivências e de experiências, mas que um município inspire o outro”, afirmou.

 

Rede Cegonha

 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem como objetivo implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

*por Vera Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *