Câmara de Embu aprova projeto de Gerson Olegário para exames ginecológicos e mamografia no período noturno

Na manhã da última quinta-feira, 22/11, a Câmara de Embu das Artes aprovou o Projeto de Lei 86/2018, de autoria do vereador Gerson Olegário, que autoriza o Poder Executivo celebrar convênios para a realização de exames de mamografia e exames ginecológicos diversos no período noturno.

O vereador justificou a importância do projeto lembrando que a extrema relevância de todas as mulheres realizarem os exames ginecológicos preventivos e complementares, se necessário, pois os mesmos podem salvar vidas.

Para o vereador Gerson Olegário, os exames mais comuns para detectar o câncer de mama, assim como outras doenças que atingem a saúde feminina estão sendo pouco realizados em nosso país.

Gerson sita que, de acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia revela que, entre as 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser realizas em 2017, apenas 2,7 milhões de fato foram realizadas (ou 24,1%). E que a dificuldade para agendar e realizar a mamografia, assim como outros exames ainda é um dos principais motivos para o esse baixo número.

Resumindo a importância do seu projeto, Gerson ressalta que sua iniciativa visa contribuir para a melhoria desses dados, “proporcionando uma opção extra às mulheres de nossa cidade, que tem dificuldades de deslocamento durante o dia em virtude da correria da vida, do trabalho entre outras situações, além de ampliar o número de vagas a serem oferecidas, diminuindo assim, também o tempo de espera para que mais mulheres embuenses possam ter um diagnóstico mais rápido a respeito da sua saúde” finalizou ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *