Um ano após lançamento, adesão do ‘Cartão Cidadão’ não chega a 10% em Embu das Artes

Prefeito Ney Santos durante lançamento do cartão cidadão, proposta ambiciosa de sua gestão

Lançado em outubro do ano passado o ‘Cartão Cidadão’, uma das principais apostas do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) ainda tem baixa adesão e menos de 10% da população fizeram o cadastro. A ideia da prefeitura na época de lançamento, era que em menos de três meses mais de 50% da população já estivesse com a ferramenta inédita na região sudoeste da Grande São Paulo, que proporciona acesso aos serviços públicos, descontos em comércios da cidade e outros benefícios.

“Eu até fiquei sabendo da implantação desse cartão mas devido a correria do cotidiano não fui fazer”, disse o taxista de 58 anos, Miguel Antônio.
Já a autônoma Adriana Freitas, de 39 anos, disse que não se interessou pelo cartão. “Falta de interesse mesmo. Lembro que no ano passado a prefeitura fez uma forte propaganda sobre a ferramenta mas não me interessou. Já vi até alguns moradores achando que é preciso pagar pelo cartão”, ressaltou a autônoma.

No dia 10/10/2017, Ney Santos lançou o cartão na cidade. Na época o chefe do executivo disse que a ferramenta iria revolucionar a gestão pública, integrar serviços e economizar recursos através de um controle mais rígido das finanças e gastos. “É polêmico? É! Mas queremos reorganizar a cidade. Não podemos nos acovardar, temos que colocar nossos projetos, nossas propostas em prática. A população vai entender a importância do Cartão Cidadão quando ele estiver em funcionamento”, disse em discurso.

Ainda durante o seu discurso, o prefeito reforçou “queremos cadastrar todos os moradores em seis meses. Não vamos negar nenhum serviço à população, mas se metade se cadastrar e a outra metade não, vai virar bagunça. O cartão será obrigatório para uma série de serviços, para marcar exames, consultas em UBSs, para a retirada de remédios”, finalizou.
Apesar de muitos não conhecerem, quem já utiliza aprova os benefícios do cartão. “Fiz o cartão logo que a prefeitura anunciou, toda a minha família também tem. Conseguimos descontos em mercado e farmácias também, tudo aqui na região central. São muitas vantagens”, disse Abraão Teixeira de 36 anos.

Procurada, a Prefeitura de Embu das Artes informou à Gazeta que cerca de 25 mil pessoas na cidade têm o cartão, o que representa 9,43% da população. Ainda de acordo com a administração, “o cadastramento obteve um número bom, pois trata-se de procura espontânea da população. Cerca de 25.190 pessoas já podem usufruir do Clube de Vantagens que atualmente conta com aproximadamente 150 empresas que oferecem descontos de no mínimo 10% do valor total nas compras”. Apesar de destacar o bom desemprenho, a prefeitura disse que vai rever a implantação na cidade para melhorar os números. “A prefeitura já poderá através de indicadores e relatórios gerenciais analisar os dados existentes e planejar de forma assertiva a aplicação de novos projetos”, finalizou a nota.

Cadastramento
Quem tiver interesse em se cadastrar pode procurar o atendimento na Praça de Atendimento da Prefeitura de Embu das Artes, na rua Andrônico dos Prazeres Gonçalves, 114 – centro. O cartão leva sete minutos para ser confeccionado. Mais informações sobre o ‘Cartão Cidadão’ podem ser obtidas no próprio portal da prefeitura, no link (cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal/cartaocidadao).

*fonte: portal o taboanense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *