Itapecerica da Serra ganha certificado por ações de combate á Tuberculose

O município de Itapecerica da Serra recebeu o certificado de reconhecimento pelo trabalho de combate à tuberculose realizado pelos funcionários de Saúde durante o ano de 2017. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 61 receberam a certificação.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela cidade, destaque para a realização de exames nos internos do Centro de Detenção Provisória (CDP).

“Os internos ficam em ambientes fechados, tendo contato com a comunidade, profissional e familiar. Com isso, os trabalhos de prevenção são fundamentais para evitar que peguem esta, que é uma doença altamente contagiosa”, explica Dr. Milton Parron, diretor de Vigilância Epidemiológica do município.

Doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”, a tuberculose é uma enfermidade que atinge principalmente os pulmões, e passa de pessoa para pessoa através do ar (tosse, fala espirro).

“É sempre bom alertar que toda pessoa que estiver tossindo há mais de três semanas deve procurar atendimento médico urgente, porque ela pode ter uma série de problemas de pulmão, inclusive a tuberculose; doença que atinge não só o pulmão” esclarece Dr. Milton Parron.

Com a certificação, Itapecerica da Serra conquista o reconhecimento, concedido pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, pelo décimo ano consecutivo.

O diretor de Vigilância Epidemiológica entregou o certificado à superintendente de Saúde, Michele Sales, na manhã do dia 03/10, na sede da Autarquia.

“Receber este documento é muito importante, pois é um reconhecimento de todo um trabalho de equipe, focado nas ações de melhorias de atendimento à nossa população, conforme as metas estipuladas pelo nosso prefeito Jorge Costa”, ressalta Michele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *