Embu aprova projeto que institui Campanha de Prevenção ao Suicídio

O projeto dos vereadores Jefferson do Caminhão e Gilson Oliveira foi aprovado por unanimidade na última Sessão da Câmara Municipal de Embu das Artes

O parlamento embuense aprovou no último dia 19/09, o projeto de lei nº 64/2018 de autoria dos vereadores Jefferson do Caminhão (PSDB) e Gilson Oliveira (MDB), que institui a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo”. A matéria tem o objetivo de realizar atividades que promovam a valorização da vida, como debates, palestras, seminários, audiências públicas, entre outras ações voltadas à prevenção do suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil e no mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Para o vereador Gilson Oliveira o tema costuma ser cercado de tabu, sendo que as pessoas costumam fugir do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, que demonstra ser necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

“Todas as pessoas necessitam de uma conversa”, ressaltou o vereador Jefferson. Ele comentou que hoje vivemos numa sociedade marcada pela onipresença das elas redes sociais de internet, que muitas vezes, em vez de aproximar, acabam isolando o indivíduo. O vereador Gilson Oliveira chamou a atenção para adolescentes e jovens que se trancam no quarto para tramar a própria morte, e os pais nem fazem ideia desse comportamento dos filhos.

Ao comentar sobre casos recentes de suicídios na cidade, Jefferson disse que o problema exige políticas públicas que amparem as pessoas que apresentam ideias suicidas.

Gilson Oliveira disse que a promoção de ações de prevenção ao suicídio não deve ficar restrita ao mês de setembro. Ele pediu que a Prefeitura ofereça melhor condições de trabalho para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade a fim de prestar um atendimento de qualidade às pessoas que sofrem com depressão e pensamentos suicidas.

Jefferson também teceu elogios ao projeto e criticou quem pensa que depressão é “coisa só de gente preguiçosa, chorona ou com fobia social”.

 

 

 

 

Setembro Amarelo

 

Criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha do “Setembro Amarelo” está vinculada ao dia 10 de setembro no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Diversos estudos apontam que mais de 90% das mortes por suicídio estão associadas a um transtorno psiquiátrico. Visando contribuir para a redução desses números alarmantes, o “Setembro Amarelo” busca conscientizar a população acerca da importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *