Palestras, teatro e premiações marcam as comemorações de um ano do Programa Saúde do Servidor de Itapecerica

Iniciado em 2017, o Programa Saúde do Servidor chegou à semana de comemorações do seu primeiro ano de vida com um total de 90 atendimentos. Com a missão de oferecer o serviço, extensivo a familiares, ao maior número de servidores, a Prefeitura realizou na última semana de agosto, através da Secretaria de Administração, o evento intitulado: “Podemos ajudá-lo, basta querer mudar”.

“Estamos empenhados em cuidar do servidor na sua totalidade. O prefeito Jorge Costa abraçou e apoia o nosso trabalho”, destaca Maria Cecília Szaz, secretária de Administração.

Após a abertura oficial, o segundo dia foi marcado pela palestra “Caminho para melhorar sua vida”. A palestrante e psicóloga Katya Sueli, consultora da KS Desenvolvimento Humano e Bem-estar, convidou o público para participar de uma série de dinâmicas que contou com música, escrita e dança.

A integração aconteceu logo no início, em que todos entraram de mãos dadas, caminharam e dançaram ao som da música Emoções, de Roberto Carlos. Em seguida foi realizado um exercício para centrar e prestar atenção nas pessoas, na alimentação, nas coisas, como forma de manter o controle emocional, físico, profissional e espiritual.

“O grupo foi bem participativo e integrado. As dinâmicas tornaram as pessoas mais livres e soltas. A avaliação escrita colaborou para todos conhecerem as ações e caminhos em direção a uma vida plena”, destacou a palestrante.

No terceiro dia, direcionado às equipes de liderança da Prefeitura (gestores, secretários e diretores), a palestrante Fátima Cristina Macedo fez uma explanação sobre os valores de uma Liderança Humanista, e a importância de conceitos como assertividade, aceitação, gratidão e o papel preventivo no relacionamento profissional do dia a dia.

“O Programa Saúde do Servidor da Prefeitura de Itapecerica da Serra é um case de sucesso, é um orgulho estar com vocês aqui hoje para comemorar o primeiro ano de vida”, agradeceu a palestrante Fátima.

Teatro e sorteios

Para encerrar as comemorações de primeiro ano do Programa, entrou em ação a equipe de atores da Secretaria de Cultura com a peça: “A vida como ela não é”. Encenada pelos servidores da Cultura, a peça narra o cotidiano da vida familiar: homem, mulher, filhos; e os conflitos de convívio (stress, culpa, medo e cobranças). “Levantamos comportamentos que geram transtornos psicológicos e emocionais. Nosso objetivo era fazer uma peça de impacto, mas que não oprimisse o servidor e sim acolhesse e mostrasse o caminho para ele conquistar cada vez mais saúde”, relatou o secretário de Cultura, Luiz Farias.

Ao término de cada dia de palestra, equipes da Medicina Ocupacional e Secretaria de Administração, responsáveis pela organização, fizeram sorteios de camisetas, botons, além de livro. “Gostei de participar, deu uma clareada e revi as minhas ações”, revelou a servidora Andrea Theodoro de Carvalho, uma das contempladas no sorteio.

Participaram da semana de comemorações do primeiro ano do Programa Saúde do Servidor, funcionários, secretários, palestrantes e convidados. O chefe de gabinete, Heleno de Menezes, representou o prefeito Jorge Costa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *