Abertura de CRAS no Taboão pode prejudicar 175 crianças no Jardim Clementino

 

Anunciado para iniciar suas atividades em meados de maio, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Clementino, pode representar uma intolerância política do prefeito Fernando Fernandes contra o vereador de oposição Professor Moreira. No centro da discussão 175 crianças podem ser severamente penalizadas.

O vereador Professor Moreira é patrono da OSC – Organização Social Civil Solar dos Unidos, que atende 175 crianças em dois períodos. A entidade, tem a excelência de seus serviços prestados reconhecidos pelo próprio Secretaria de Assistência Social e a sua gestora Arlete Silva.

Com tudo o CRAS do Jardim Clementino deverá absolver as crianças dos Solar dos Unidos. Aí começam os problemas.

O primeiro deles diz respeito as perdas que essas crianças terão com futuro serviço municipal. Atualmente o Solar dos Unidos atendem as 175 crianças por 4 horas diárias nos 5 dias da semana. O CRAS poderá atender somente 2 horas diárias em apenas 2 dias da semana.

Segundo problema. Em visita ao futuro prédio do CRAS do jardim Clementino, e comparando com outras unidades de estruturas e demandas, o futuro prédio não terá condições de atender mais do que 30 alunos por período. Assim, diversas crianças deveram perder os atuais benefícios recebidos pela Solar dos Unidos, que assiste 175 crianças e adolescentes diariamente com atividades socioeducativas, passeios e alimentação.

A mobilização de pais, amigos e conhecedores do trabalho de 20 anos de existência do Solar dos Unidos lotou a Câmara Municipal no último dia 06/03, fazendo inclusive o uso da tribuna livre para pedir a continuidade do convenio e a participação dos vereadores nesse processo.

 

Durante a sessão foi marcada para o dia 09/03 a audiência pública, junto a Secretária da Assistência Social Arlete Silva para explicar o cancelamento do convenio. Durante a audiência a presidente da casa vereadora Joice Silva propôs que após o evento todos os vereadores se reunissem para garantir a continuidade dos serviços prestados pela OSC Solar dos Unidos.

No sábado dia 10/03, um grupo de vereadores junto com a Secretária de Assistência Social, Arlete Silva, se reuniu com o prefeito Fernando Fernandes em uma reunião fechada em seu gabinete.

Uma das pautas da conversa foi para pedir ao prefeito que não cancele o contrato com a OSC Solar dos Unidos, que tem como presidente de honra o vereador de oposição Professor Moreira.

ENTENDA COMO FUNCIONA O CRAS, SUAS ATRIBUIÇÕES SEU FUNCIONAMENTO

O CRAS é  uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência;CRAS é  uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade;

Serviço no domicilio para pessoas com deficiência ou idosos que não tenham condições de buscar pelos serviços no CRAS ou na sua comunidade;

Garante acesso aos Direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos;

No caso de famílias em acompanhamento, realiza plano de acompanhamento familiar: planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) do CRAS para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos.;

Através das ações particularizadas ou em grupos com famílias usuárias dos benefícios da Assistência Social discute temas que contribuam à vida família e ao fortalecimento de vínculos;

Realiza ações na comunidade que estimulem à convivência comunitária, divulgação do acesso aos direitos, a participação da comunidade na construção da vida pública do seu território etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *